Helio Beltrão

Engenheiro com especialização em finanças e MBA na universidade Columbia, é presidente do instituto Mises Brasil.

Salvar artigos

Recurso exclusivo para assinantes

assine ou faça login

Helio Beltrão

Anarcocapitalismo ambiental

Enquanto uns creem proteger o ambiente via rede social, outros criam soluções inovadoras

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Ao largo do "debate" sobre proteção ao ambiente, alguns anarcocapitalistas responsáveis, produtivos e independentes têm oferecido à sociedade um modo de vida admirável e inovador.

As habitações "offgrid", ou fora da rede, independem quase totalmente do Estado ou de suas concessionárias em suas necessidades de energia, água, esgoto, gás e de quebra permitem uma pequena produção de alimentos.

Elas têm baixo custo de construção e o menor impacto ambiental possível e são resultado do empreendedorismo e da iniciativa de cientistas, arquitetos e engenheiros após décadas de tentativas e erros. São autônomas e agregam comunidades voluntárias e habitantes isolados nos EUA e na Europa. Há também escolas e eco-hotéis operando no Uruguai, na Argentina e na Austrália.

A empresa que lidera esse promissor setor é a norte-americana Earthship, que vende projetos variados em tamanho e design, oferece cursos para capacitar as pessoas a construir suas casas, fabrica casas e aluga pernoites e temporadas em suas casas-modelo.

Earthship Academy no Uruguai, onde arquitetos construíram em 40 dias a primeira escola pública baseada em princípios do design Earthship
Arquitetos construíram no Uruguai a primeira escola pública baseada em princípios do design Earthship - Pablo Porciuncula/AFP

As primeiras casas foram construídas no deserto do Novo México em 2000. São habitações de aparência orgânica, e muitos modelos lembram Gaudí.

Na fase oposta ao sol, há uma larga parede de pneus usados recheados de areia e cobertas com adobe, perfurada por dutos de ar que conectam o exterior a cada aposento, gerando resfriamento por convecção durante o verão. Na face frontal ao sol, uma estufa interna formada por duas camadas de vidro e painéis fotovoltaicos produz energia, calor e alimentos. O teto capta e filtra água de chuva. O lixo é compostado, gera gás metano, e nada sai da propriedade. O terreno adjacente é usado para hortas e criação de animais. Há gente morando nessas casas há vários anos.

A Earthship e o surgimento das casas autônomas demonstram a diferença entre o indivíduo passivo acostumado à tutela estatal e o cidadão pró-ativo e criativo empenhado em resolver problemas. É basicamente a mensagem da economista Deirdre McCloskey, nesta semana em palestras no Brasil, de que a acumulação de ideias e a ação humana são mais determinantes para a prosperidade do que a acumulação de capital e as instituições.

Enquanto alguns creem proteger o ambiente e combater a pobreza via postagens nas redes sociais e participando de conferências em salões suntuosos financiados pela elite, outros criam soluções inovadoras.

O fulano supostamente moral, virtuoso, solidário, municiado com belo discurso contra a desigualdade e de proteção do ambiente invariavelmente não agrega valor tangível à sociedade ou ao ambiente. Já sicrano, muitas vezes rotulado de egoísta, inova e é recompensado pelo mercado proporcionalmente ao que agregar à sociedade.

As questões sociais e ambientais do nosso tempo são fundamentais, e o debate sério e científico deve ser estimulado. Mas é perversa a abordagem ideologizada dos chamados alarmistas do aquecimento global, grupo tipicamente formado por celebridades, ambientalistas e políticos de esquerda e quase nenhum cientista climático.

Os alarmistas abusam de retórica inflamada para angariar dinheiro e creem que o ser humano é um destruidor incorrigível do ambiente, incapaz de se mobilizar em torno de causas cruciais para seu futuro e de seus filhos.

Como em todas as questões existenciais em nossa história, as ambientais --poluição, água, lixo, energia, entre outras-- serão satisfatoriamente solucionadas por meio do empenho de gente com iniciativa e boas ideias. Bons cientistas e empreendedores já descobriram esse novo nicho de mercado. Que floresça!

LINK PRESENTE: Gostou deste texto? Assinante pode liberar cinco acessos gratuitos de qualquer link por dia. Basta clicar no F azul abaixo.

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Tópicos relacionados

Leia tudo sobre o tema e siga:

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.