Helio Mattar

Diretor-presidente do Instituto Akatu, foi secretário de Desenvolvimento da Produção do Ministério da Indústria e Comércio Exterior (1999-2000).

Salvar artigos

Recurso exclusivo para assinantes

assine ou faça login

Helio Mattar
Descrição de chapéu Consumo Consciente

Plásticos que duram poucos minutos e incomodam por séculos

Uso de canudinhos, copos descartáveis e sacolas plásticas pode ser facilmente evitado

Faça o teste em algum restaurante ou bar no Brasil: recuse um canudinho plástico ao pedir um suco ou peça para colocar o café em um copo que você trouxe. A chance de você ser encarado como um ET (um ET antipático, o que é pior) é grande, já que não há nada mais natural e automático do que usar um artigo de plástico descartável para consumir uma bebida.

Esse gesto, já banalizado, é uma das causas de um problema crescente que não pode mais ser ignorado – os entulhos plásticos nos oceanos já prejudicam a fauna marinha e, silenciosamente, a nossa saúde. Cerca de 8 milhões de toneladas de plásticos são despejados nos oceanos a cada ano, segundo estudo publicado em 2015 por pesquisadores da Universidade da Georgia – o que equivale a despejar nos mares o conteúdo de um caminhão de lixo por minuto!

Com os canudos consumidos em 1 ano no Brasil seria possível cobrir a distância entre a Terra e a Lua 20 vezes
Com os canudos consumidos em 1 ano no Brasil seria possível cobrir a distância entre a Terra e a Lua 20 vezes - Núcleo de Imagem

Os animais marinhos são as primeiras vítimas disso, pois morrem ao ingerir pedaços de plástico ou ao ficarem presos entre os detritos. A estimativa é que 100 mil animais marinhos morram anualmente por conta desse problema. Mais da metade das tartarugas do mundo já ingeriram plástico e outros detritos produzidos por humanos, segundo pesquisa da Universidade de Queensland, na Austrália.

E há projeções de que, a continuar esse processo de “despejo” de resíduos sólidos no mar, em 2050 haverá mais resíduos do que peixes nos mares do mundo todo.

Mesmo aquele conhecido que dá de ombros para a preservação da vida marinha tem motivos para reduzir o uso de plásticos. Como não são biodegradáveis, os plásticos mais comuns utilizados nos produtos descartáveis, embalagens e sacolinhas apenas se fragmentam em micropartículas, podendo ainda gerar subprodutos como o bisfenol A (o famoso BPA) ou o trímero do estireno – ambos perturbadores de funções hormonais, podendo também causar problemas reprodutivos em animais e entrar na cadeia alimentar inalterados, além de poder chegar aos nossos pratos ao consumirmos peixes e frutos do mar. Estudos sobre este tema ainda são relativamente escassos, mas há um consenso de que há, sim, um risco para a saúde animal e a humana.

Claro que é preciso reconhecer que o plástico é um material importante para a sociedade. Higiênico, moldável, flexível, reciclável (em grande parte dos casos) e resistente, além de ser imprescindível em algumas aplicações, como é o caso do uso em material descartável em hospitais, tem atributos essenciais para a sustentabilidade, sem substitutos à vista ao menos por enquanto. Além disso, o fato do resíduo plástico chegar aos oceanos é um sintoma de uma série de problemas estruturais, que englobam, entre outros aspectos, a má gestão dos resíduos sólidos pelos indivíduos e pelos governos, e os baixos índices de eficiência, aplicabilidade e abrangência da reciclagem.

Porém, é necessário encarar (mais) uma verdade dolorida: o baixo custo deste produto banalizou o seu uso para artigos descartáveis, de uso único, vários deles dispensáveis ou substituíveis na maioria das situações, como é o caso dos canudinhos e das sacolinhas plásticas. Especialmente nestes casos, é essencial que os consumidores percebam que suas atitudes importam e muito.

A você, que chegou até este ponto do artigo, sugiro o desafio: preste atenção, ao longo de uma semana, na quantidade de plástico descartável que você consome. Observe quais são as situações em que ele mais participa do seu dia a dia – será no cafezinho da manhã, que vem em um copo de isopor? Ou nas duas ou mais embalagens que envolvem o doce da tarde? A garrafinha de suco conta. E os inúmeros sacos plásticos descartáveis que são oferecidos nas várias compras.

Avalie se em todas essas situações o uso da embalagem ou do produto plástico é realmente necessário. E se é possível substituir o uso do plástico de uso único por um produto plástico durável: uma sacola durável que você leva consigo, por exemplo, pode dar conta de carregar os itens que são comprados ao longo de um dia; e manter uma caneca de plástico durável na mesa do trabalho evita o uso de muitos copinhos descartáveis para água e café; e andar com uma garrafa durável para levar sua água de casa é outra forma de evitar o plástico de uso único.

Com isso, você poderá recusar a oferta de artigos de plástico de uso único que podem ser facilmente dispensáveis ou substituíveis na sua vida. E você perceberá que o máximo de esforço que irá fazer é muito pequeno. Esse gesto, repetido ao longo da sua vida, terá um grande impacto positivo, servindo de exemplo para muitos outros colegas, amigos e familiares de seus próprios colegas, amigos e familiares. Vamos juntos fazer esse dominó positivo funcionar?

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.