Helio Mattar

Diretor-presidente do Instituto Akatu, foi secretário de Desenvolvimento da Produção do Ministério da Indústria e Comércio Exterior (1999-2000).

Salvar artigos

Recurso exclusivo para assinantes

assine ou faça login

Helio Mattar

Um exercício de pensar o modo de vida do 'novo normal'

Conheça cinco fatores que ajudam a avaliar se as mudanças de comportamento devem ou não permanecer no pós-pandemia

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Uma possível segunda onda da pandemia no Brasil está provocando um aprofundamento das práticas de um novo viver em boa parte da população, adicionando ao isolamento social e à duração da pandemia, dois dos cinco fatores indutores e viabilizadores de mudanças de comportamento expostos em minha coluna anterior e que aumentam a probabilidade das mudanças permanecerem ao fim da pandemia.

Como prometido naquele texto, apresento agora outros cinco fatores de mudanças que contribuem no exercício de definição do tão falado “novo normal”.

O primeiro fator é a percepção de interdependência trazida à consciência pela pandemia. O vírus fortemente transmissível alertou a todos o quanto os atos de um indivíduo geram impactos (negativos ou positivos) em toda a sociedade. A pandemia nos lembra todo o tempo que o cuidado de uma pessoa está ligado ao cuidado do outro, ressaltando o sentido do “nós” e não apenas do “eu” e uma consciência de um coletivo interdependente, em que todos e tudo podem afetar a todos e tudo.

O que decorre desta percepção? Vale analisá-la em conjunto com um segundo fator, o da clara percepção das desigualdades sociais que a pandemia escancarou, sobretudo àqueles cuja bolha se mantinha impermeável à realidade de que para muitos não são dadas as condições sanitárias, de saúde, de educação, de natureza do trabalho, entre outras, imprescindíveis para que cuidem de si — o que dirá cuidar dos outros.

Na recém divulgada Pesquisa Vida Saudável e Sustentável 2020, realizada pelo Akatu em parceria com a GlobeScan, com entrevistas online feitas em junho deste ano, no pico dos casos de pandemia, 66% dos consumidores brasileiros afirmaram terem sido pessoalmente afetados pela doença. E, quanto às mudanças na vida no último ano, 30% disseram ter doado dinheiro ou atuado como voluntários, um gesto de solidariedade aos mais vulneráveis, demonstrando a percepção de interdependência do indivíduo na promoção de um bem-estar maior.

O terceiro fator aprofunda as conclusões acima: o vírus mostrou a gravidade do que acontece quando se passa dos limites de regeneração dos ecossistemas, causando a destruição de habitats de muitas espécies e colocando a própria espécie humana em risco. Microrganismos presentes em animais silvestres e na natureza, ao verem destruídos seus habitats, entram em contato com os humanos, se incorporam na sua cadeia alimentar ou mesmo no ar que respiram, mudando a pergunta sobre a possibilidade de outra pandemia para quando ela acontecerá.

A relação entre impactos no meio ambiente e impactos na vida humana já era percebida e tem sido potencializada na pandemia, como indica a mesma pesquisa: aumentou de 70% (2019) para 80% (2020) o percentual de pessoas afirmando que o que é bom para mim, nem sempre é para o meio ambiente.

O quarto fator é a percepção de necessidade de repriorização dos aspectos de saúde e de cuidado com o meio ambiente na vida cotidiana. A mesma pesquisa Vida Saudável e Sustentável 2020 mostrou que 68% dos consumidores pesquisaram frequentemente sobre vida saudável e 59% sobre vida ecológica, enquanto 54% foram encorajados, por familiares ou amigos, a uma vida saudável e 45% a uma vida ecológica, revelando um significativo interesse pessoal e uma pressão por meio de novas normas sociais, contribuindo à permanência dessa tendência.

O quinto e último fator é o da observação, no cotidiano, dos impactos do próprio consumo. O isolamento leva a conviver, por exemplo, com a quantidade de alimento desperdiçada e a mesma pesquisa mostra que 91% dos consumidores brasileiros têm interesse em diminuir tal desperdício e 81% em reciclar itens recicláveis, interesses que já existiam e foram acelerados pela pandemia.

Da mesma forma, a convivência com um excesso de bens materiais, contraposto à falta do afeto e das trocas presenciais com amigos e familiares, revelam com força o que realmente importa para o bem-estar, reavaliando, com sentimento e emoção, o que é supérfluo e o que é essencial e, por ocorrer em um contexto de forte fragilidade emocional, dificilmente será deixado de lado após a pandemia.

LINK PRESENTE: Gostou desta coluna? Assinante pode liberar cinco acessos gratuitos de qualquer link por dia. Basta clicar no F azul abaixo.

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.