Hélio Schwartsman

Jornalista, foi editor de Opinião. É autor de "Pensando Bem…".

Salvar artigos

Recurso exclusivo para assinantes

assine ou faça login

Hélio Schwartsman
Descrição de chapéu

Guerra contra o humor

Empresa cujos apps permitem acesso a notícias, vídeos e memes vira alvo de censores na China

Essa deu na The Economist. O governo chinês declarou guerra ao humor. A principal vítima é a empresa de tecnologia Bytedance, cujos apps permitiam que os mais de 700 milhões de usuários acessassem notícias, vídeos engraçados e memes, selecionados segundo as preferências individuais do freguês.

A Bytedance, que chegou a ser avaliada em mais de US$ 20 bilhões, vem, contudo, desde o início de abril se tornando alvo dos censores, que suspenderam por três semanas o principal serviço de notícias da empresa e baniram seu app de compartilhamento de piadas.

Embora os gracejos patrocinados pela Bytedance não tivessem como alvo nem o sistema nem o Partido Comunista, o governo, que, sob a direção de Xi Jinping, parece estar caminhando para um endurecimento, preferiu não arriscar. A combinação de política com humor é potencialmente explosiva. Regimes autoritários têm todos os motivos do mundo para querer proscrevê-la.

Tendemos a ver o humor como algo mais ou menos lateral em nossas vidas, mas ele desempenha um papel muito mais central e exerce funções até certo ponto contraditórias. Com efeito, ele pode atuar como uma força, por assim dizer, repressiva. 

Foi o filósofo francês Henri Bergson (1859-1941) quem observou, em “O Riso”, que é o medo de que os outros riam de nós que faz com que reprimamos nossas excentricidades e nos conformemos docilmente às normas sociais.

Só que o humor pode também ser profundamente subversivo. As piadas que se contavam sobre as agruras do socialismo no Leste Europeu foram decisivas para a derrocada dos regimes comunistas, pois permitiram que as pessoas revelassem umas às outras suas desconfianças em relação ao sistema sem se expor em demasia. O riso coletivo, ao catalisar e sincronizar desconfianças que indivíduos temem confessar até para si próprios, é uma das mais eficientes armas contra a tirania. O governo chinês tem razão em temê-lo.

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.