Hélio Schwartsman

Jornalista, foi editor de Opinião. É autor de "Pensando Bem…".

Salvar artigos

Recurso exclusivo para assinantes

assine ou faça login

Hélio Schwartsman
Descrição de chapéu

O espírito da incerteza

Pesquisa sugere que a eleição presidencial deverá ser mais imprevisível até do que a de 1989

Urna eletrônica utilizada para votação;
Urna eletrônica utilizada para votação; - Diego Herculano - 29.set.16/Folhapress

A pesquisa Datafolha sugere que a eleição presidencial deste ano deverá ser mais imprevisível até do que a de 1989. Se naquele pleito os candidatos brigavam para ver quem disputaria o segundo turno contra Fernando Collor de Mello, que em abril liderava com 17% das intenções de voto, agora não há nenhum postulante que pareça ter passagem assegurada para o segundo escrutínio.

Lula, que excede os 30%, está fora. Mesmo que venha a ser solto, está impedido de concorrer pela Lei da Ficha Limpa. Jair Bolsonaro atinge os 17%, mas há indícios de que esse seja seu teto. Um segundo pelotão composto por Marina Silva, Joaquim Barbosa, Ciro Gomes e Geraldo Alckmin marca entre 7% e 16%. Em princípio qualquer um tem condições de passar para o segundo turno.

Não devemos, contudo, deixar que o espírito da incerteza nos leve para o território dos delírios. Embora estejamos diante de uma eleição especialmente imprevisível, ainda lidamos com um processo de escolha levado a cabo por seres humanos no planeta Terra, o que basta para estabelecer padrões e tendências.

O conjunto dos eleitores, na maioria das situações, rejeita radicalismos. Isso faz de Bolsonaro o candidato que todos querem enfrentar no segundo turno. Quem quer que dispute contra ele tem enorme probabilidade de se eleger.

Rótulos ideológicos importam. Isso significa que o postulante que conseguir vestir-se como mais viável representante da esquerda tenderá a abocanhar parte do espólio de Lula e verá aumentada sua chance de chegar ao segundo turno. Ciro parece o candidato natural, mas Marina, Barbosa e algum petista ainda não definido não estão fora do páreo.

Estrutura partidária e tempo de TV também são relevantes. Quem conseguir uma aliança com o MDB ficará em boa posição. Alckmin, se sobreviver à Lava Jato e à cristianização, também ganhará pontos na reta final.

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.