Hélio Schwartsman

Jornalista, foi editor de Opinião. É autor de "Pensando Bem…".

Salvar artigos

Recurso exclusivo para assinantes

assine ou faça login

Hélio Schwartsman
Descrição de chapéu

Quem somos?

Livro de David Reich pede que aceitemos a noção de que raças têm significado biológico

“Fascinante” é o melhor adjetivo para qualificar “Who We Are and How We Got Here” (quem somos e como chegamos aqui), de David Reich. O livro é, ao mesmo tempo, um compêndio das recentes análises genômicas que viram do avesso o que pensávamos saber sobre a história das populações humanas e um manifesto antirracista que, paradoxalmente, pede que aceitemos a noção de que raças têm significado biológico.

Reich, que ensina genética em Harvard, comanda um laboratório que extrai DNA de ossos antigos e compara seus genomas com os de populações modernas. Com a técnica, elucida mistérios antropológicos e faz revelações surpreendentes. 

Não é mais novidade dizer que populações não africanas têm cerca de 2% de seu DNA herdado do homem de Neanderthal. Mas poucos saberão que os Sapiens que ficaram na África também tiveram seus momentos de amor interespécie e se agraciaram com hominídeos mais arcaicos. As marcas desses encontros estão no genoma dos africanos modernos.

Reich conta várias histórias que mudam nossas ideias sobre a ocupação da Terra pelo homem. Novidades incluem a identificação dos cavaleiros indo-europeus que espalharam seu idioma (e genes) pela Eurásia —os yamnayas— e um recuo na data de entrada do homem nas Américas. O DNA de índios da Amazônia é que guardava esse segredo.

Mais importante, Reich faz uma reflexão crítica sobre o impacto que esse tipo de informação genética pode ter sobre a sociedade. Embora se mostre visceralmente antirracista, sustenta que não dá mais para manter a posição ortodoxa segundo a qual a noção de raça não passa de uma construção social. Ela é em parte isso mesmo, mas também carrega um significado biológico que vai além do trivial. Estudá-la permite resolver mistérios do nosso passado e poderá ajudar na compreensão e no tratamento de muitas doenças.
 

Capa do livro 'Who We Are and How We Got Here' (quem somos e como chegamos aqui), de David Reich
Capa do livro 'Who We Are and How We Got Here' (quem somos e como chegamos aqui), de David Reich - Divulgação

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.