Hélio Schwartsman

Jornalista, foi editor de Opinião. É autor de "Pensando Bem…".

Salvar artigos

Recurso exclusivo para assinantes

assine ou faça login

Hélio Schwartsman
Descrição de chapéu

A Irlanda e o cosmopolitismo

Interpretações estritas do catolicismo dão lugar a posicionamentos mais tolerantes

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Mulheres celebram em Dublin, na Irlanda, resultado de referendo sobre legalização do aborto
Mulheres celebram em Dublin, na Irlanda, resultado de referendo sobre legalização do aborto - Clodagh Kilcoyne/Reuters

A mudança cultural pode ser rápida. A Irlanda, que disputa com a Polônia e com Malta o título de país mais católico da Europa, inserira em sua Constituição, em 1983, um dispositivo de banimento do aborto que era considerado um dos mais restritivos do mundo. A norma equiparava a vida do embrião à da mãe. A pena para quem praticasse a interrupção voluntária da gravidez era de até 14 anos.

Bastaram, porém, algumas décadas de inserção da Irlanda no ambiente mais cosmopolita da União Europeia, que fomentou significativamente o intercâmbio de pessoas e ideias, para as interpretações estritas do catolicismo darem lugar a posicionamentos mais tolerantes em matéria de moral. Três anos depois de aprovar em referendo o casamento gay, os irlandeses decidiram agora, pela expressiva maioria de 66%, legalizar o aborto.

O governo deve apresentar em breve um projeto de lei que, uma vez aprovado, permitirá que as irlandesas exerçam a soberania sobre seus próprios corpos, como já ocorre em quase toda a Europa.

Católicos ou qualquer outro grupo não precisam, é óbvio, mudar de opinião. Eles são totalmente livres para continuar levando até o fim suas gravidezes e condenando moralmente o aborto nos termos em que preferirem. Precisam, porém, aceitar que o melhor jeito de viver em paz em sociedades multiculturais como estão se tornando as nossas é conceder aos diferentes grupos o máximo de autonomia para viver segundo as suas próprias convicções.

Apenas práticas que levam objetivamente a um mau funcionamento da sociedade devem ser banidas.

Se existe mesmo um Deus que condena o aborto e se ele tem uma fração dos poderes que os religiosos normalmente lhe atribuem, saberá punir os que violaram seus mandamentos e recompensar os que os observaram. Não há nenhum motivo para o fiel tentar impor seus padrões àqueles que não partilham de suas crenças.

LINK PRESENTE: Gostou desta coluna? Assinante pode liberar cinco acessos gratuitos de qualquer link por dia. Basta clicar no F azul abaixo.

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Tópicos relacionados

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.