Hélio Schwartsman

Jornalista, foi editor de Opinião. É autor de "Pensando Bem…".

Salvar artigos

Recurso exclusivo para assinantes

assine ou faça login

Hélio Schwartsman
Descrição de chapéu

Hipocrisia mortal

Falta de previsão legal não impede que médicos ajudem pessoas a morrer

Todos sabemos que um dia morreremos, assim como aqueles a quem amamos, e justamente por isso evitamos falar no assunto. Pior, atribuímos ao princípio de proteção à vida tamanha aura de sacralidade que acabamos transformando algumas mortes, uma inevitabilidade do destino, num suplício.

Casos como o do cientista inglês David Goodall, que viajou à Suíça para poder valer-se de um serviço de suicídio assistido, são úteis por fomentar o debate sobre a eutanásia e outros temas tanatológicos.

Goodall, que morreu na quinta-feira (10), não sofria de nenhuma doença grave, mas tinha 104 anos e as limitações impostas pela idade faziam com que ele já não tivesse vontade de viver. Pode se concordar ou não com a decisão do provecto cientista, mas não vejo como opor-se à ideia de que ele é a parte legítima para fazer a escolha.

Paradoxalmente, são pouquíssimos os países cujas legislações autorizam uma pessoa saudável a obter ajuda médica para morrer. Um número um pouco menos reduzido permite esse tipo de auxílio no caso de doentes terminais.

O fato de não haver previsão legal não impede que médicos ajudem pessoas a morrer em todos os cantos do mundo. A diferença é que eles precisam recorrer às zonas cinzentas, como suspender tratamentos que poderiam prolongar a vida do paciente ou administrar altas doses de analgésicos, que, no limite, levam a uma parada respiratória.

O problema com essas soluções informais é que elas reduzem a autonomia do paciente, que deveria ter o direito de articular suas escolhas, e acrescentam uma boa dose de hipocrisia à morte.

O resultado prático pode chegar à beira do ridículo. Mesmo no Brasil, é legal deixar que um paciente morra sem ar ou de inanição descontinuando um tratamento, mas é terminantemente proibido ministrar-lhe uma droga que produziria o mesmo efeito com muito mais conforto. É levar o essencialismo longe demais.


 

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.