Hélio Schwartsman

Jornalista, foi editor de Opinião. É autor de "Pensando Bem…".

Salvar artigos

Recurso exclusivo para assinantes

assine ou faça login

Hélio Schwartsman
Descrição de chapéu

O show da vida

Jonathan Losos mostra que não precisamos rebobinar a fita da vida para obter respostas

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Se rebobinássemos a fita da evolução e a fizéssemos correr novamente com mínimas alterações, chegaríamos aos mesmos resultados?

Foi o paleontólogo Stephen Jay Gould quem propôs esse experimento mental, ao qual respondeu com um sonoro “não”. Para Gould, no show da vida, a contingência bate a necessidade.

Outros biólogos, como Simon Conway Morris, que descobriu os bizarros fósseis de Burgess Shale, que deram origem à reflexão de Gould, discordam. Para essa ala, os caminhos da evolução são sempre previsíveis.

Jonathan Losos, de Harvard, acaba de lançar “Improbable Destinies” (destinos improváveis). No livro, ele até dá uma resposta —meio tucana, é verdade— à pergunta de Gould, mas vai muito além ao mostrar que não precisamos rebobinar a fita da vida para obter respostas.

Diferentemente do que pensava Darwin, a evolução não atua só em escalas de tempo geológicas, agindo às vezes muito rapidamente. Isso significa que é possível preparar experimentos que nos dão valiosas pistas sobre a previsibilidade da evolução. Vários deles já foram realizados e outros tantos estão em curso.

Losos nos guia por um mundo fascinante em que biólogos observam em câmara rápida a evolução e até a manipulam. Relata experimentos clássicos, como o dos Grants, envolvendo tentilhões de Galápagos, e o de Lenski, que registra mudanças ao longo de dezenas de milhares de gerações de bactérias, além de suas próprias descobertas envolvendo a evolução de lagartos anoles.

Essas experiências mostram que o fenômeno da convergência e outras determinações do mundo físico, se não transformam a evolução numa ciência exata, fazem com que ela opere com algum horizonte de previsibilidade.

Não dá para cravar que a fita da vida se repetiria “ipsis litteris” (quase certamente não se repetiria), mas podemos descartar como improváveis seres que se movem sobre rodas (biológicas) ou que extraem energia da fissão nuclear.

 
Capa do livro "Improbable Destinies", de Jonathan B. Losos
Capa do livro "Improbable Destinies", de Jonathan B. Losos - Divulgação

LINK PRESENTE: Gostou deste texto? Assinante pode liberar cinco acessos gratuitos de qualquer link por dia. Basta clicar no F azul abaixo.

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Tópicos relacionados

Leia tudo sobre o tema e siga:

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.