Hélio Schwartsman

Jornalista, foi editor de Opinião. É autor de "Pensando Bem…".

Salvar artigos

Recurso exclusivo para assinantes

assine ou faça login

Hélio Schwartsman
Descrição de chapéu Eleições 2018

Estado de sítio eleitoral

Legislação restringe para muito além do razoável a palavra e a liberdade de candidatos e cidadãos

Mais do que a legislação, é a própria filosofia eleitoral brasileira que se mostra, a meu ver, equivocada.

As incongruências aparecem já na Constituição. Não faz muito sentido dar ao cidadão o poder de escolher quem vai administrar o país ao mesmo tempo em que o priva do direito de decidir se vai ou não comparecer à urna. O instituto do voto obrigatório é incompatível com o grau de liberdade individual exigido pela própria ideia de democracia.

E não é só a Carta que trata o eleitor como um ser semi-incompetente (ele pode até sê-lo de fato, mas essa é outra questão). As regulamentações eleitorais vão na mesma toada, ao tentar controlar cada detalhe das campanhas, como se precisassem proteger as pessoas de toda e qualquer influência indevida, o que quer que isso signifique. Um exemplo: o tamanho máximo do cartaz de apoio a uma candidatura que você pode afixar na fachada de sua casa é de 0,5 m². Se for de 0,6 m², estará configurado um caso de abuso de poder econômico.

No afã de disciplinar todas as insignificâncias na busca por um equilíbrio ilusório, a legislação restringe para muito além do razoável a palavra e a liberdade de candidatos e cidadãos. O pobre infeliz que, numa rede social, perguntar em quem seus amigos votarão corre o risco de ser multado por fazer uma “pesquisa” irregular.

As normas que valem para o dia das eleições, então, em muito se assemelham às do estado de sítio, com fortes limitações à liberdade de expressão e de reunião. Em algumas comarcas, valem disposições da “sharia”, a lei islâmica, proibindo a venda de bebidas alcoólicas.

As regras estabelecem até que simpatizantes de um candidato não podem aparecer em mais do que 25% de seu tempo no horário eleitoral. Minha sugestão é que, nos próximos anos, a Justiça Eleitoral se encarregue também de escrever o script da propaganda de cada candidato. Só aí poderemos estar seguros de que não haverá abusos.

Tópicos relacionados

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.