Hélio Schwartsman

Jornalista, foi editor de Opinião. É autor de "Pensando Bem…".

Salvar artigos

Recurso exclusivo para assinantes

assine ou faça login

Hélio Schwartsman

O impensável

Casos raros nos ensinam muito sobre o cérebro

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

O mundo tem coisas estranhas, e uma das mais bizarras delas é o cérebro humano. Quando ele deixa de funcionar da forma padrão, pode levar uma pessoa a perder-se dentro de sua própria casa, ou lembrar-se com perfeição de tudo o que fez e sentiu na segunda terça-feira de fevereiro de 40 anos atrás.

Esquisito? Você ainda não viu nada. Se os casos de Sharon e Bob descritos no parágrafo anterior não o impressionaram, talvez você se surpreenda com Rubén, um sinesteta que vê auras em pessoas e objetos. Se ele se sente sexualmente atraído por alguém, a aura é vermelha; indivíduos com os quais ele antipatiza aparecem com espectro amarelo. Detalhe: Rubén é daltônico.

Essas e outras histórias ainda mais malucas, como a de Graham, que sofre da síndrome de Cotard, que o faz acreditar que está morto, embora ande e converse normalmente, ou a de Matar, que julga ser um tigre (o nome técnico de sua moléstia é licantropia) são contadas por Helen Thomson em “Unthinkable” (impensável).

Thomson, formada em neurociência, mas que se converteu em jornalista científica, percorreu o mundo em busca desses personagens, que entrevistou longe do ambiente hospitalar para escrever o livro. Se o leitor identificou aí digitais do neurologista Oliver Sacks, autor de “O Homem que Confundiu Sua Mulher com um Chapéu”, morto (de verdade) em 2015, acertou. Thomson diz que se inspirou nos escritos de Sacks, com quem se correspondia e chegou a encontrar-se uma vez.

Essas histórias não servem apenas para conversas de bar. Casos raros como os de Sharon, Bob, Rubén, Graham e Matar nos ensinam muito sobre o cérebro, ao fornecer valiosas pistas sobre como ele funciona. Revelam também como pequenas variações na estrutura desse órgão podem ter consequências dramáticas, numa demonstração de que, apesar do nhenhenhém sobre mente e alma, nós somos nossos cérebros.

Capa de 'Unthinkable', de Helen Thomson
Capa de 'Unthinkable', de Helen Thomson - Reprodução

LINK PRESENTE: Gostou deste texto? Assinante pode liberar cinco acessos gratuitos de qualquer link por dia. Basta clicar no F azul abaixo.

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.