Hélio Schwartsman

Jornalista, foi editor de Opinião. É autor de "Pensando Bem…".

Salvar artigos

Recurso exclusivo para assinantes

assine ou faça login

Hélio Schwartsman

Computadores contra a leitura

Para especialista, evidências sugerem que a proliferação de meios digitais pode ter impacto na formação do cérebro leitor

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Crianças pequenas devem ter acesso a tablets? É preciso controlar as horas de exposição de adolescentes a jogos de computador? Se você está confuso com essas questões, tem bons motivos. Cientistas que estudam como o cérebro lida com meios digitais também estão. Acaba de sair no Brasil “O Cérebro no Mundo Digital”, em que a neurocientista especializada em leitura Maryanne Wolf tenta ao menos mapear o terreno em que pisamos.

Para Wolf, existem motivos para preocupação, ainda que não para pessimismo. Embora seja cedo para qualquer conclusão definitiva, as evidências até aqui colhidas sugerem que a proliferação dos meios digitais pode ter impactos sobre a formação do cérebro leitor.

Crianças utilizam tablets em uma escola em Le Havre, na França - Charly Triballeau/AFP

A preocupação maior, diz Wolf, é com a leitura profunda (uma leitura razoavelmente detida, na qual compreendemos não apenas as palavras, como extraímos o sentido geral delas e experimentamos as emoções que elas evocam). Crianças e mesmo adultos que leem em um dispositivo digital apresentam menores taxas de compreensão e retenção do texto do que quando o leem em versão impressa.

Uma hipótese para explicar o fenômeno é que os computadores, ao proporcionar um smorgasbord de coisas interessantes, que fazem com que a atenção das pessoas pule a todo instante de um item para o próximo, nos habituam a operar com um nível de concentração alterado. Quando não estamos sendo submetidos a uma montanha-russa de estímulos, sentimo-nos entediados.

A sugestão de Wolf é que tentemos desenvolver uma espécie de bilinguismo literário. Precisamos ser capazes de exercer tanto a leitura rápida cobrada pelos meios digitais —um ser humano médio recebe hoje nos vários dispositivos que acessa 34 gigabytes de informação num único dia, a parte de texto correspondente ​a um romance de 100 mil palavras— como, quando for o caso, a leitura profunda, exigida para pensar direito e fruir de tudo aquilo que um bom texto oferece.

Erramos: o texto foi alterado

Diferentemente do publicado em versão anterior deste texto, um romance de 100 mil palavras corresponde à parte de texto dos 34 gigabytes de informação que um ser humano recebe por dia em dispositivos, não ao volume total, que inclui vídeos, fotos e áudios.

LINK PRESENTE: Gostou deste texto? Assinante pode liberar cinco acessos gratuitos de qualquer link por dia. Basta clicar no F azul abaixo.

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Tópicos relacionados

Leia tudo sobre o tema e siga:

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.