Hélio Schwartsman

Jornalista, foi editor de Opinião. É autor de "Pensando Bem…".

Salvar artigos

Recurso exclusivo para assinantes

assine ou faça login

Hélio Schwartsman

5ª série

Bolsonaro já deu todos os sinais de que não deixará de ser Bolsonaro

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Vamos colocar a discussão em nível de 5ª série para que todos a compreendam. Sim, o Brasil tem soberania sobre a Amazônia. Se quiser derrubar toda a floresta e pavimentar a área, transformando-a num gigantesco estacionamento, pode perfeitamente fazê-lo. Só que o mundo também tem suas soberanias.

Se consumidores ou governos estrangeiros decidirem que vão deixar de comprar produtos brasileiros ou impor sanções ao país, podem perfeitamente fazê-lo.

Nesse cenário, o Brasil amargaria duplo prejuízo: perderia a floresta e se veria transformado em pária internacional. É um tiro no pé, portanto, a atitude do governo Bolsonaro de bater boca com líderes de nações que nos cobram os compromissos de preservação ambiental firmados pelo Estado brasileiro.

O presidente Jair Bolsonaro no Palácio da Alvorada, em Brasília - Adriano Machado/Reuters

Jair Bolsonaro e seus seguidores não só não veem o óbvio como, de forma preocupantemente infantil, se põem a insultar o presidente francês Emmanuel Macron, fazer referências à aparência de sua mulher e a exigir que ele "retire o que disse". Só ficou faltando o "te pego na saída".

Bolsonaro já deu todos os sinais de que não deixará de ser Bolsonaro. Ele seguirá com sua agenda ideológica e péssimos modos até o fim. Pode recuar diante de um obstáculo que julgue difícil transpor num dado instante, mas apenas para tentar de novo mais adiante. Ele deve até achar que ganhou o embate contra a França, já que chamou a mulher de Macron de velha e feia sem usar essas palavras.

Em medidas um pouco mais objetivas, porém, a popularidade do presidente está caindo rapidamente, anos e anos de trabalho de diplomacia ambiental brasileira foram jogados no lixo, alguns produtores brasileiros, como os do setor de couros, já enfrentam boicote lá fora e o país está perdendo áreas de floresta sem ganhar nada com isso. Bolsonaro só somou pontos com o público que já era seu. Se isso é uma vitória, precisamos redefinir o significado de derrota.
 

LINK PRESENTE: Gostou desta coluna? Assinante pode liberar cinco acessos gratuitos de qualquer link por dia. Basta clicar no F azul abaixo.

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Tópicos relacionados

Leia tudo sobre o tema e siga:

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.