Hélio Schwartsman

Jornalista, foi editor de Opinião. É autor de "Pensando Bem…".

Salvar artigos

Recurso exclusivo para assinantes

assine ou faça login

Hélio Schwartsman
Descrição de chapéu Coronavírus

Covid-19, enfim uma boa notícia em estudo na Alemanha

Dados mostram que letalidade pode ser bem menor do que se apontava

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Enfim uma boa notícia. Saíram os primeiros números do estudo epidemiológico feito por amostragem aleatória na cidade de Heinsberg, na Alemanha, e eles sugerem que o vírus infectou muito mais gente do que indicavam os registros oficiais, o que também significa que a moléstia é muito menos letal do que apontava a contabilidade.

Os dados divulgados nesta quinta-feira (9), relativos a uma amostra representativa da população de Gangelt, um distrito rural de Heinsberg, mostram que 15% dos residentes entraram em contato com o vírus e desenvolveram anticorpos, o que em tese os deixa imunes à moléstia pelo menos por alguns meses.

Estação móvel de teste para o coronavírus em Gangelt, distrito de Heinsberg (Alemanha) - Wolfgang Rattay - 12.mar.2020/Reuters

Com esse novo denominador, a letalidade da Covid-19 no distrito, um dos mais duramente atingidos do país, foi de 0,37% —menos de um quinto da letalidade nacional calculada a partir dos casos testados. E vale notar que a letalidade alemã já era uma das menores do mundo.

Há aqui duas implicações importantes. Os casos assintomáticos ou extremamente leves são em número bem maior do que se supunha. Se, na primeira onda epidêmica, 15% da população foi infectada, a estratégia de apostar no isolamento social por mais algum tempo, até que surja a imunidade de rebanho, passa a fazer mais sentido. Não seriam mais vários anos de espera sob lockdown.

É importante frisar que, apesar de Heinsberg ter sido um “hot spot” de Covid-19 na Alemanha, a região não chegou nem perto de experimentar um colapso na rede de atendimento hospitalar. Em países que viveram esse drama, a mortalidade pode ser bem maior.

A pergunta que não quer calar agora é se os dados provisórios de Heinsberg valem para o resto do mundo. Apenas mais estudos poderão responder com precisão à pergunta, mas o grande aumento de casos de síndrome gripal que tem aparecido nas estatísticas dos sistemas de vigilância de vários países são fortemente sugestivos de que o panorama pode ser mais ou menos o mesmo. ​

Creche fechada em Gangelt, distrito de Heinsberg, devido ao coronavírus - Ina Fassbender -27.fev.2020/AFP

LINK PRESENTE: Gostou desta coluna? Assinante pode liberar cinco acessos gratuitos de qualquer link por dia. Basta clicar no F azul abaixo.

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Tópicos relacionados

Leia tudo sobre o tema e siga:

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.