Hélio Schwartsman

Jornalista, foi editor de Opinião. É autor de "Pensando Bem…".

Salvar artigos

Recurso exclusivo para assinantes

assine ou faça login

Hélio Schwartsman

Sob pressão, Bolsonaro diz e faz menos besteiras

Nova configuração política reduziu significativamente barbaridades e provocações do governo

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Em sua primeira encarnação, a mais autêntica, o governo Bolsonaro se deixou pautar pela chamada ala ideológica, que fazia e desfazia ministros (agora só desfaz) e mantinha o superego do presidente, que jamais fora muito atuante, prisioneiro. O homem chegou a divulgar um vídeo com cenas explícitas de urofilia.

É claro que não deu certo. Uma das fantasias do bolsonarismo ideológico rezava que negociar com parlamentares tradicionais era pecado, de modo que nenhum projeto relevante avançou no Congresso. A exceção é a reforma da Previdência, mas muito mais porque o Legislativo estava empenhado em fazê-la do que por iniciativa do governo.

O presidente Jair Bolsonaro participa de solenidade no Palácio do Planalto - Pedro Ladeira - 30.jun.2020/Folhapress

A única coisa que o presidente conseguiu fazer foi, através de decretos, portarias e nomeações, enfraquecer instituições e políticas públicas, como a preservação ambiental, o desarmamento etc.

Veio então a segunda encarnação, na qual parecia que os mais pragmáticos militares dariam as cartas. Não deram. Quer dizer, até conseguiam fazer com que o presidente, por períodos limitados, contivesse seus piores impulsos, mas ele logo sucumbia a si mesmo. Também não deu certo. Vimos ampliar-se a presença militar no governo, mas sem nenhum aumento na eficácia da ação do Planalto.

Vieram então a epidemia, a recessão e o avanço de investigações criminais que podem comprometer o entorno presidencial. Bolsonaro sentiu que seu mandato estava em perigo, engoliu a seco a ideologia e entregou-se ao centrão. É a terceira encarnação.

Nada indica que o governo vá ganhar em funcionalidade, mas a nova configuração política serviu para desagrilhoar o superego do capitão reformado, que reduziu significativamente as barbaridades e provocações que exarava em ritmo semanal.

Pessoalmente, acho que o impeachment de Bolsonaro é uma obrigação moral da sociedade, mas é preciso reconhecer que, mantido sob pressão, Bolsonaro diz e faz menos besteiras.

LINK PRESENTE: Gostou desta coluna? Assinante pode liberar cinco acessos gratuitos de qualquer link por dia. Basta clicar no F azul abaixo.

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Tópicos relacionados

Leia tudo sobre o tema e siga:

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.