Hélio Schwartsman

Jornalista, foi editor de Opinião. É autor de "Pensando Bem…".

Salvar artigos

Recurso exclusivo para assinantes

assine ou faça login

Hélio Schwartsman

Largada eleitoral

Pesquisas dão as caras e mostram que campanha municipal está para começar

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

A campanha municipal está para começar. O sinal inequívoco são as pesquisas eleitorais, que já vão dando as caras. Daqui a pouco vêm a propaganda no rádio e na TV e, finalmente, as urnas.

Este pleito é importante não só porque selecionará os prefeitos e vereadores dos 5.568 municípios do país mas também porque indicará quanto resta do sentimento antiestablishment que foi decisivo para a eleição de Bolsonaro dois anos atrás.

Na maioria das cidades, são questões locais que determinam os resultados. Em algumas, contudo, ocorre uma espécie de nacionalização, e as diferenças ideológicas que dão os contornos da disputa pelo poder no país acabam, se não definindo o pleito, exercendo influência considerável.

O fenômeno se dá em geral nas megacidades, que é onde partidos e outras forças políticas tendem a fazer seus principais investimentos. Não é coincidência que Bolsonaro, que prometia manter-se afastado das corridas municipais, apoie mais abertamente candidatos em São Paulo e no Rio.

E como interpretar a vantagem de nove pontos que, segundo o Datafolha, Celso Russomanno, o homem de Bolsonaro em São Paulo, abre sobre Bruno Covas? É cedo para dizer.

Convencionou-se afirmar que a pesquisa é o retrato do momento. Verdade, mas seria importante acrescentar que o processo pelo qual o eleitor forma seu voto é tudo menos linear. A melhor explicação para o vaivém das pesquisas é que, enquanto o cidadão se informa sobre a disputa (o que ocorre durante a campanha), ele rateia, tergiversa e muda de ideia, mais de uma vez, o que torna as primeiras sondagens pouco informativas.

Mas, se é assim, por que fazê-las com tanta antecedência? Bem, como pesquisas são um dos elementos que as pessoas usam para informar-se, o acúmulo de várias delas acaba sendo o sinal de que chegou a hora de o eleitor pensar seriamente em quem vai votar, o que as tornará mais informativas.

LINK PRESENTE: Gostou desta coluna? Assinante pode liberar cinco acessos gratuitos de qualquer link por dia. Basta clicar no F azul abaixo.

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Tópicos relacionados

Leia tudo sobre o tema e siga:

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.