Hélio Schwartsman

Jornalista, foi editor de Opinião. É autor de "Pensando Bem…".

Salvar artigos

Recurso exclusivo para assinantes

assine ou faça login

Hélio Schwartsman

Está faltando coragem

No Brasil de hoje o que mais vemos são militares fugindo da raia

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Se você perguntar a uma criança de sete anos qual é a principal virtude de um militar, são grandes as chances de que ela responda "coragem". Nas historinhas infantis, que exercem forte doutrinação sobre a molecada, é onipresente a figura do bravo soldado que, ignorando riscos à própria segurança, enfrenta e subjuga o inimigo.

No Brasil de hoje, porém, o que mais vemos são militares fugindo da raia. Ao ministro da Defesa, general Braga Netto, parece faltar bravura para assumir a responsabilidade por suas próprias ações. De acordo com apuração do jornal O Estado de S. Paulo, o ministro mandou ao Legislativo um recado sugerindo que, sem voto impresso, não haveria eleição. Confrontado com o golpismo, se esconde atrás de negativas pouco convincentes.

E Braga Netto está longe de ser um caso isolado. O general Eduardo Pazuello, convocado pela CPI da Covid, buscou refúgio num pretexto médico para adiar o depoimento. O comandante do Exército, general Paulo Sérgio Oliveira, não teve coragem de punir Pazuello, muito embora este, ao participar de um comício pro-Bolsonaro, tenha violado o regulamento aos olhos de todos.

Gostaria de acreditar que a maioria dos militares brasileiros respeita a Constituição e a democracia. Neste caso, precisam ser valentes e deixar claro que não obedecerão a ordens absurdas, mesmo que dadas por quem exerce o comando supremo.

As Forças Armadas, como qualquer instituição humana, contam com valentes e covardes, éticos e pilantras, inteligentes e estúpidos. Espera-se que o desenho institucional favoreça conservar os bons e dispensar os ruins.

O inquietante aumento de problemas que verificamos nos últimos anos se deve à maior participação dos militares em atividades políticas, que dividem as lealdades. É urgente aprovar uma norma que proíba o pessoal da ativa de assumir a maioria dos cargos em governos. Eu estenderia o veto à reserva remunerada.

LINK PRESENTE: Gostou deste texto? Assinante pode liberar cinco acessos gratuitos de qualquer link por dia. Basta clicar no F azul abaixo.

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Tópicos relacionados

Leia tudo sobre o tema e siga:

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.