Hélio Schwartsman

Jornalista, foi editor de Opinião. É autor de "Pensando Bem…".

Salvar artigos

Recurso exclusivo para assinantes

assine ou faça login

Hélio Schwartsman

O cérebro e a árvore

No paradigma materialista, seres vivos são máquinas de sondar o mundo exterior

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Quando uma árvore cai na floresta, ela faz barulho se não houver ninguém para ouvir? Essa pergunta costuma ser relacionada ao idealismo radical do filósofo irlandês George Berkeley (1685-1753), muito embora não seja ele o autor da frase. Mas poderia ser. Para Berkeley, tudo o que é é apenas como percepção (pelos sentidos ou pela reflexão) em nossas mentes.

Numa dessas ironias da história, a ciência, a filha do materialismo que Berkeley tanto combatia, cada vez mais dá razão ao filósofo. Uma boa demonstração disso está em “Sentient” (senciente), de Jackie Higgins.

A autora começa cada um dos capítulos escolhendo um bicho que tenha algum sentido especialmente aguçado. No caso da visão, é o camarão mantis; na audição, a coruja lapônica; no tato, a toupeira de nariz estrelado. E, ao descrever o que cada um desses animais tem de singular, ela mostra como os sentidos funcionam também para humanos.

Ilustração mostra um camarão bem colorido
Ilustração de Annette Schwartsman para a coluna de Hélio Schwartsman de 1°.ago.2021 - Annette Schwartsman

No paradigma materialista, seres vivos são máquinas de sondar o mundo exterior, mas isso não significa que todos o percebam da mesma forma. O camarão mantis, por exemplo, tem 12 tipos de receptores de cor (humanos temos três), além de enxergar não apenas no espectro da luz visível mas também no infravermelho (calor) e no ultravioleta. Surpreendentemente, quando submetidos a testes, os camarões mantis fracassam em ver as mesmas cores que nós. Seu mundo cromático é único e diferente do nosso.

Basicamente, se não houver um cérebro para ver, não existem cores; se não houver um para cheirar, a flor não tem perfume.

O leitor também poderá se surpreender com o fato de “Sentient” trazer 12 e não apenas cinco capítulos. É que, embora Aristóteles tenha contado cinco sentidos, a ciência moderna, pelo critério dos receptores especializados, já identificou 33. Higgins não cobre todos, mas fascina o leitor com “novos” sentidos como os de prazer e dor, tempo, direção, propriocepção.

LINK PRESENTE: Gostou deste texto? Assinante pode liberar cinco acessos gratuitos de qualquer link por dia. Basta clicar no F azul abaixo.

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.