Hélio Schwartsman

Jornalista, foi editor de Opinião. É autor de "Pensando Bem…".

Salvar artigos

Recurso exclusivo para assinantes

assine ou faça login

Hélio Schwartsman

Todos contra os fatos

Hoje não precisamos de unanimidade, mas só uma elite de políticos, cientistas e outros em postos-chave que estejam de acordo com algo

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Tornou-se uma espécie de lugar-comum destes tempos sombrios afirmar que a democracia exige algum tipo de consenso em torno dos fatos. Eu mesmo já escrevi coisas parecidas aqui. Mas será que é isso mesmo? A crer no excelente “The Constitution of Knowledge”, de Jonathan Rauch, o problema é mais complicado.

Rauch começa com a constatação de que não há e provavelmente nunca houve consenso em torno de fatos. É só olhar para os EUA de hoje. Dois terços dos americanos acreditam que anjos e demônios atuam no mundo; 75% creem em fenômenos paranormais; e 20% pensam que o Sol gira em torno da Terra. Num tributo à paranoia, 1/3 julga que o governo age em conluio com a indústria farmacêutica para esconder “curas naturais” que existem para o câncer.

Todas essas ideias são um insulto à ciência e à inteligência, mas não constituem obstáculo à democracia nem ao avanço do conhecimento. E a razão para isso é que não precisamos que haja unanimidade em torno de quais são os fatos, mas apenas que uma elite de políticos, cientistas e outros detentores de postos-chave estejam de acordo sobre o método para estabelecê-los.

Ilustração de Annette Schwartsman para coluna de Hélio Schwartsman deste domingo (4/7)
Ilustração de Annette Schwartsman para coluna de Hélio Schwartsman deste domingo (4/7) - Annette Schwartsman

Esse é só um dos muitos “insights” de “The Constitution...”, que, valendo-se de uma combinação bem balanceada de filosofia e jornalismo, traça um diagnóstico muito preciso da crise epistêmica e política que vivemos e traz algumas sugestões do que pode ser feito.

O livro é ecumênico nas críticas. A direita apanha pela trolagem continuada, que nada mais é que uma insidiosa campanha de desinformação. A esquerda pelos cancelamentos, que são uma forma de autoritarismo. As big techs por terem demorado muito a perceber o dano que seus algoritmos causam às instituições.

“The Constitution...” é um hino às virtudes do liberalismo, que não pode ter sua aplicação restrita à economia, mas deve vir sua configuração completa, que inclui as dimensões política e epistêmica.

LINK PRESENTE: Gostou deste texto? Assinante pode liberar cinco acessos gratuitos de qualquer link por dia. Basta clicar no F azul abaixo.

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Tópicos relacionados

Leia tudo sobre o tema e siga:

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.