Hélio Schwartsman

Jornalista, foi editor de Opinião. É autor de "Pensando Bem…".

Salvar artigos

Recurso exclusivo para assinantes

assine ou faça login

Hélio Schwartsman

O que quer Bolsonaro?

Não estamos na Guerra Fria, quando bastava ser anticomunista para ter o apoio dos EUA em golpes

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Ele já deu pistas sobre suas intenções quando declarou ter três alternativas para o futuro: "estar preso, ser morto ou a vitória". Dessas, a prisão me parece hoje a mais provável, mas o presidente há de preferir a terceira. Resta indagar o que seria, a essa altura, uma vitória para Bolsonaro.

Seu cenário de sonhos seria ver, depois de um discurso eletrizante neste 7 de Setembro, a população e os militares marchando ombro a ombro sobre o STF. Em seguida, ele mandaria prender juízes e assumiria poderes especiais, que lhe permitiriam governar sem as inconveniências impostas pelo sistema de repartição de Poderes. Só que isso não vai acontecer. Não estamos mais no tempo da Guerra Fria, em que bastava ser anticomunista para ter o apoio dos EUA em golpes, e a taxa de rejeição popular a Bolsonaro é mais que o dobro da sua taxa de aprovação.

O presidente também poderia considerar-se vitorioso numa situação em que as manifestações dessem lugar a um quadro de convulsão social, que seria usado para baixar algum dos estados de exceção previstos na Constituição. Esse é um cenário menos irrealista, mas ainda assim improvável. Tanto o estado de defesa como o de sítio dependem de aprovação do Congresso, e os parlamentares do centrão são espertos o suficiente para perceber que seria contra seus interesses existenciais chancelar esse tipo de intervenção.

Acredito que, sem acontecimentos mais dramáticos no Dia da Pátria, a única vitória que Bolsonaro poderá extrair serão imagens de uma avenida Paulista razoavelmente cheia. Não parece muito, mas, num mundo em que versões prevalecem sobre fatos, é o que basta para ajudar a narrativa de líder popular que teve sua administração inviabilizada por forças ocultas. É uma justificativa para a derrota que deixa espaço para eventual retorno. Lembra Donald Trump.

Mesmo que nos livremos de Bolsonaro no ano que vem, ele poderá nos assombrar por um bom tempo.

LINK PRESENTE: Gostou deste texto? Assinante pode liberar cinco acessos gratuitos de qualquer link por dia. Basta clicar no F azul abaixo.

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Tópicos relacionados

Leia tudo sobre o tema e siga:

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.