Hélio Schwartsman

Jornalista, foi editor de Opinião. É autor de "Pensando Bem…".

Salvar artigos

Recurso exclusivo para assinantes

assine ou faça login

Hélio Schwartsman

Por que é difícil combater o aquecimento global

Precisaremos encontrar fórmulas para produzir materiais para os quais não existem tecnologias limpas

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

O título do mais recente livro de Vaclav Smil, “Numbers Don’t Lie” (números não mentem), é enganoso. É quase tão fácil mentir com números como com palavras. Mas o autor se esforça em utilizar números apenas para iluminar fatos e apontar tendências que nos aproximam de verdades —e é bem-sucedido nessa tarefa.

“Numbers...” é uma coleção de 71 microensaios que tratam de quase tudo, da demografia à inovação, passando por crise climática e dietas. Smil, muitas vezes descrito como o guru de Bill Gates, é um mestre em destrinchar números e transformá-los em boas histórias.

Ele nos oferece desde curiosidades sem maiores consequências —quantas pessoas foram necessárias para construir a grande pirâmide de Quéops?— até verdades que estão na nossa cara, mas alguns insistem em não vê-las —vacinas são o melhor investimento público que existe, propiciando um retorno de US$ 16 para cada dólar aplicado.

Embora o autor atire para muitos lados, alguns conjuntos de ensaios transmitem uma mensagem mais sólida. É o caso dos artigos sobre o uso de energia. Sem negar a realidade do aquecimento global nem a necessidade de combatê-lo, Smil mostra por que a tarefa é difícil.

Nós nos concentramos, com razão, em desenvolver tecnologias limpas para transportes e a geração de eletricidade porque elas são as mais viáveis. Mas, se quisermos que o mundo inteiro experimente os mesmos níveis de conforto dos países ricos, precisaremos encontrar fórmulas para produzir enormes quantidades de amônia (fertilizantes), aço, cimento e plásticos para os quais ainda não existem tecnologias descarbonizadas.

Para Smil, precisamos ampliar a eficiência do que já temos. Isolar melhor as casas, o que não envolve mais do que instalar melhores caixilhos, permitiria significativa economia com aquecedores e aparelhos de ar-condicionado. Na mesma linha, ele monta um bom caso contra o desperdício de alimentos.

No meio de um fundo azul claro, o desenho de um círculo cheio de números coloridos de diferentes tamanhos
Ilustração de Annette Schwartsman para a coluna de Hélio Schwartsman de 5.set.2021 - Annette Schwartsman

LINK PRESENTE: Gostou deste texto? Assinante pode liberar cinco acessos gratuitos de qualquer link por dia. Basta clicar no F azul abaixo.

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.