Hélio Schwartsman

Jornalista, foi editor de Opinião. É autor de "Pensando Bem…".

Salvar artigos

Recurso exclusivo para assinantes

assine ou faça login

Hélio Schwartsman
Descrição de chapéu AIDS

Bolsonaro e a sua grande torneira de asneiras

Pessoas acreditarem em tolices não é exatamente novidade

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

A vacina contra a Covid causa Aids. Quem disse essa asneira foi o presidente da República, em "live" posteriormente retirada do ar pelo Facebook e pelo Instagram dados o tamanho e a gravidade do disparate.

Bolsonaro diz em live de 21 de outubro que "vacinados [contra a Covid] estão desenvolvendo a síndrome da imunodeficiência adquirida [Aids]". - Facebook

Pessoas acreditarem em tolices não é exatamente novidade. Pode-se até afirmar que é o estado normal da humanidade. É disseminada, por exemplo, a crença no poder de cura dos santos e em milagres em geral. Para os que gostam de dar números às coisas, algumas pesquisas antigas do Datafolha. Sondagem de 2010 mostrou que 25% dos brasileiros creem em Adão e Eva e numa Terra com menos de 10 mil anos.

Levantamento de 2019 revelou que 26% não acreditam que o homem esteve na Lua e 7% pensam que a Terra é plana. A proporção dos terraplanistas não parece tão elevada, mas ainda assim constitui uma horda de quase 15 milhões de pessoas.

Parte da exuberância epistêmica pode ser atribuída à baixa escolaridade da população, mas só uma parte. Fiquei chocado neste fim de semana ao ler sobre o grande número de ministros do STF que passaram por "terapias espirituais" com João de Deus, o médium que também estuprava mulheres. É assustador pensar que são pessoas dadas a essas crendices que tomam as decisões mais importantes para o país. Resta o consolo de que, em seus votos, eles não costumam recorrer à lógica dos espíritos.

E é aí que está o busílis. Como ensina Jonathan Rauch, a democracia e o progresso não exigem que todos os atores sociais saibam distinguir fatos de crenças. Basta que uma elite de políticos, cientistas e outros detentores de postos-chave estejam de acordo sobre o método para estabelecê-los e para definir políticas públicas. Individualmente, eles podem até nutrir fantasias deístas e superstições, desde que não as levem para a esfera pública. É justamente esse arranjo, que se mostrou tão valioso para o avanço da civilização, que Bolsonaro rompe semanalmente.

LINK PRESENTE: Gostou deste texto? Assinante pode liberar cinco acessos gratuitos de qualquer link por dia. Basta clicar no F azul abaixo.

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Tópicos relacionados

Leia tudo sobre o tema e siga:

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.