Hélio Schwartsman

Jornalista, foi editor de Opinião. É autor de "Pensando Bem…".

Salvar artigos

Recurso exclusivo para assinantes

assine ou faça login

Hélio Schwartsman

Novo panóptico, redes sociais põem todos sob vigilância

Sinto falta dos tempos em que as pessoas se negavam a fazer o papel de pistoleiros da moralidade

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Não existe razão objetiva para discriminar gays, e fazê-lo constitui uma violação à moral vigente. Vou um pouco mais longe e afirmo que há algo de patológico em tentar controlar o que dois ou mais indivíduos fazem consensualmente em matéria de sexo. Nesse contexto, parecem-me intrinsecamente erradas, para não dizer levemente doentias, as observações homofóbicas que o jogador de vôlei Maurício Souza fez em suas redes sociais.

É preciso também corrigir uma interpretação esquisita da noção de liberdade de expressão que a extrema direita vem difundindo. Em sentido técnico, liberdade de expressão é a garantia de que o Estado não vai censurar pessoas nem processá-las penalmente por opiniões emitidas, não a blindagem em relação aos efeitos que essas opiniões desencadeiam na sociedade. Se eu digo algo que desagrada a alguém, não há como esperar que o ofendido não esboce reação.

O jogador Maurício Souza, que teve o contrato rescindido pelo Minas Tênis Clube - Reprodução

Feitas essas observações, devo dizer que me preocupa a redução dos espaços em que as pessoas podiam dizer bobagens sem temer consequências maiores. Com o advento das redes sociais, seus usuários se põem o tempo inteiro sob o olhar dos outros, num arranjo que lembra o panóptico, o sistema de vigilância perfeita imaginado por Jeremy Bentham no século 18. Mas, se Bentham pensava que o panóptico poderia produzir efeitos desejáveis, se utilizado de forma racional, Michel Foucault anteviu os potenciais abusos do excesso de transparência.

Não estou afirmando que Souza é uma vítima. O panóptico das redes sociais é muito diferente do das prisões e de outras instituições coletivas, já que só se submete a ele quem o desejar. Afinal, é perfeitamente possível não estar nas redes sociais (eu não estou) ou refletir antes de nelas despejar asneiras. Mas sinto falta dos tempos em que as pessoas, empregadores inclusos, se negavam a fazer o papel de pistoleiros da moralidade em vez de se voluntariarem para isso como fazem hoje.

LINK PRESENTE: Gostou deste texto? Assinante pode liberar cinco acessos gratuitos de qualquer link por dia. Basta clicar no F azul abaixo.

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Tópicos relacionados

Leia tudo sobre o tema e siga:

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.