Hélio Schwartsman

Jornalista, foi editor de Opinião. É autor de "Pensando Bem…".

Salvar artigos

Recurso exclusivo para assinantes

assine ou faça login

Hélio Schwartsman
Descrição de chapéu universidade

EUA criam universidade em que é proibido cancelar

Instituição quer oferecer cursos sobre temas culturalmente explosivos

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Deu no New York Times. Preocupado com o iliberalismo e o ímpeto censório prevalente nas mais prestigiosas universidades americanas, um grupo de acadêmicos decidiu fundar uma nova instituição, a Universidade de Austin (UATX), sem lugar para cancelamentos, boicotes, desconvites, autocensura e outras práticas que têm se espalhado pelos "campi" contemporâneos.

A UATX pretende oferecer já no ano que vem cursos que não valem créditos sobre temas culturalmente explosivos e logo em seguida lançar um programa de mestrado. Até 2024, espera abrir cursos de graduação.

Vejo a iniciativa com simpatia, muito embora não esteja entre aqueles que militam contra o politicamente correto. Acredito que ele é o sintoma --às vezes exagerado, é verdade-- de um movimento civilizatório, de aceitação de minorias e grupos antes excluídos. Vou um pouco mais longe e afirmo que as pessoas de um modo geral podem reagir com o fígado a ideias das quais discordem. Embora não considere uma boa estratégia, entendo o comportamento do judeu que não compra produtos alemães ou o do palestino que boicota os israelenses. Mas, se há alguém que não pode adotar esse tipo de atitude, são justamente os estudantes universitários.

Eles, afinal, precisam mais do que ninguém se expor às ideias de que discordam, especialmente das que lhes pareçam mais ofensivas. Sem isso, não há como forjar mentes críticas, o objetivo mesmo da educação superior. Sua situação é análoga à do policial ou do bombeiro, que têm o dever legal de enfrentar o perigo, não podendo alegar estado de necessidade para furtar-se a ele.

Desde Platão e Aristóteles sabemos que a inquirição filosófica tem início com o "thaumázo". O verbo grego é normalmente traduzido como "admirar-se, maravilhar-se", mas significa também "surpreender-se, espantar-se" e até "assustar-se". A ideia básica é que não há reflexão se não sairmos de nossa zona de conforto.

Um jovem rapaz usando uma camisa azul, apoia o queixo sobre a mão esquerda olhando para o horizonte numa expressão de pensamento. Acima de sua cabeça, um balão de pensamento quadrado contendo fumaça nas cores verde, azul-marinho, roxo, vermelho, rosa e amarelo. O fundo da ilustração é laranja
Ilustração de Annette Schwartsman para a coluna de Hélio Schwartsman 14.nov.21 - Annette Schwartsman

LINK PRESENTE: Gostou deste texto? Assinante pode liberar cinco acessos gratuitos de qualquer link por dia. Basta clicar no F azul abaixo.

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Tópicos relacionados

Leia tudo sobre o tema e siga:

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.