Hélio Schwartsman

Jornalista, foi editor de Opinião. É autor de "Pensando Bem…".

Salvar artigos

Recurso exclusivo para assinantes

assine ou faça login

Hélio Schwartsman
Descrição de chapéu União Europeia

Hungria mostra como destronar um autocrata

Oposição do país fez a lição de casa para enfrentar Orbán

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

A oposição húngara poderá até perder a eleição do ano que vem para o grupo do premiê Viktor Orbán, mas, se isso ocorrer, não terá sido por falta de coordenação e desprendimento. A coalizão de seis partidos que se opõem a Orbán é um saco de gatos. Inclui desde conservadores religiosos até a centro-esquerda, passando pelos liberais. Mas eles estão fazendo tudo certo para tentar destronar o premiê, no poder desde 2010. Orbán é provavelmente o caso mais bem-sucedido de dirigente que se valeu da democracia para minar as instituições do país e converter-se num autocrata.

Os entendimentos entre os oposicionistas começaram em dezembro passado, quando concordaram em lançar um candidato único. Agora, após a realização de prévias, anunciaram o nome do católico conservador Péter Márki-Zay. Antes mesmo dessa votação, um líder progressista bem cotado para a disputa desistiu da candidatura em favor de Márki-Zay por entender que um conservador tem mais chances de triunfar.

Eleitora faz selfie com o candidato a primeiro-ministro da Hungria Peter Marki-Zay - Bernadett Szabo/Reuters

A missão dos oposicionistas é difícil. Entre as muitas medidas democraticidas de Orbán está o redesenho dos distritos eleitorais de modo a beneficiar a si próprio. No pleito de 2014, seu grupo logrou controlar 2/3 do Parlamento tendo obtido apenas 42% dos votos. Para contrapor-se a essa muralha, a coalizão concordou em lançar candidato único em cada um dos 106 distritos e lista comum para as 93 cadeiras do sistema proporcional. Isso significa que uma legião de políticos dos seis partidos não poderá concorrer.

Não é todo dia que isso acontece, mas também não é nunca. Em Israel, uma improvável coalizão entre esquerda, direita, extrema direita e árabes se formou para expulsar Netanyahu do cargo de premiê. Conseguiram.

Enquanto isso, no Brasil, a oposição a Bolsonaro não consegue se entender nem sobre o dia de fazer manifestações. Quem quer ver Bolsonaro fora deve contar mais com a inflação que com a oposição.

LINK PRESENTE: Gostou deste texto? Assinante pode liberar cinco acessos gratuitos de qualquer link por dia. Basta clicar no F azul abaixo.

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Tópicos relacionados

Leia tudo sobre o tema e siga:

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.