Hélio Schwartsman

Jornalista, foi editor de Opinião. É autor de "Pensando Bem…".

Salvar artigos

Recurso exclusivo para assinantes

assine ou faça login

Hélio Schwartsman

O homem que matou Homero

O trabalho do acadêmico Milman Parry fez com que a questão da autoria da 'Ilíada' fosse virada do avesso

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Homero existiu? E Shakespeare? O fato de dois dos maiores literatos de todos os tempos terem tido sua existência questionada diz algo a respeito da estranha relação que estabelecemos com autores que se tornam grandes demais para permanecer humanos. No caso do inglês, os questionamentos nunca passaram de teorias da conspiração que atribuíam sua obra a terceiros, de Bacon a Marlowe passando por diferentes membros da nobreza britânica. No do grego, porém, temos motivos para acreditar que ele pode mesmo não ter existido.

Por indicação de uma coluna de Mario Sergio Conti, li "Hearing Homer’s Song", de Robert Kanigel, que pode ser descrito como a biografia do homem que matou Homero. Kanigel conta a história de Milman Parry, o acadêmico americano cujo trabalho, desenvolvido por volta dos anos 1930, fez com que a questão da autoria da "Ilíada" e da "Odisseia" fosse virada de cabeça para baixo.

Encucado com os epítetos de heróis e deuses, que se repetem com perturbadora abundância, Parry levantou a hipótese de que fossem artifícios da tradição oral que permitem a trovadores analfabetos trabalhar os versos sem perder a métrica. E Parry fez mais do que só levantar a hipótese. Ele também liderou duas expedições à Iugoslávia, onde localizou alguns desses homeros modernos, incapazes de escrever, mas não de criar histórias e cantá-las.

A partir da obra de Parry, os acadêmicos pararam de perguntar quem foi Homero. Seus poemas são uma criação coletiva, composta por legiões de poetas-cantores anônimos. E não é só Homero e os épicos iugoslavos. Outro personagem do livro, Albert Lord, o assistente de Parry, generalizou essa ideia após a trágica morte do professor, em 1935, para abarcar várias outras obras, como "Beowulf", "Canção de Rolando" e histórias de inúmeras culturas, inclusive ágrafas. Parry matou Homero, mas revelou algo fascinante sobre o pendor humano por criar e contar histórias.

Ilustração de Annette Schwartsman para a coluna de Hélio Schwartsman de 7.nov.2021
Ilustração de Annette Schwartsman para a coluna de Hélio Schwartsman de 7.nov.2021 - Ilustração

LINK PRESENTE: Gostou deste texto? Assinante pode liberar cinco acessos gratuitos de qualquer link por dia. Basta clicar no F azul abaixo.

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Tópicos relacionados

Leia tudo sobre o tema e siga:

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.