Hélio Schwartsman

Jornalista, foi editor de Opinião. É autor de "Pensando Bem…".

Salvar artigos

Recurso exclusivo para assinantes

assine ou faça login

Hélio Schwartsman

Materializações do machismo

Por que mulheres ganham menos do que homens?

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Por que mulheres ganham menos do que homens? Machismo, responderão quase todas as mulheres e boa parte dos homens. Não discordo, mas vale investigar os mecanismos pelos quais a disparidade salarial ocorre. Eles talvez não sejam os que a maioria imagina.

"Career & Family", da economista Claudia Goldin (Harvard), lança muitas luzes sobre o fenômeno. Goldin analisa com toneladas de dados a evolução das carreiras de mulheres que obtiveram títulos universitários nos EUA desde a virada do século 19 para o 20 até hoje. Goldin mostra como sucessivas gerações foram acumulando conquistas.

O livro fica interessante mesmo quando analisa os tempos atuais. No início da carreira, quase não há disparidade de gênero. Homens e mulheres ganham o mesmo. Mas a mediana dos salários começa a divergir assim que as mulheres retornam da lua de mel. Por quê? Empresários machistas? Pode ser, mas é improvável que essa seja a causa principal. Afinal, há cada vez mais leis e até incentivos de mercado à igualdade salarial.

Ilustração de Annette Schwartsman para a coluna de Hélio Schwartsman deste domingo (12 de dezembro), em aparece uma corrida entre um homem e um mulher, alinhados na largada, mas com a pista à frente da mulher cheia de obstáculos (como carrinho de supermercado e bebê), enquanto a do homem está livre
Ilustração de Annette Schwartsman para a coluna de Hélio Schwartsman deste domingo (12 de dezembro) - Annette Schwartsman

Para Goldin, a resposta está na disponibilidade. Homens ganham mais porque as empresas e cargos que pagam mais exigem completa dedicação de seus profissionais, que devem estar prontos a abandonar tudo a qualquer instante para socorrer a firma. Esse nível de dedicação é pouco compatível com filhos (ou com parentes idosos doentes) e em geral é a mulher que se encarrega do plantão familiar.

Curiosamente, o gap salarial é inexistente para mulheres que se mantêm solteiras, mas reaparece para um dos membros de casais homossexuais de qualquer gênero. Quem fica no plantão familiar acaba trabalhando menos e/ou optando por empresas que não pagam os apetitosos adicionais de dedicação total.

Não vejo problema em chamar essa situação de machismo estrutural, mas é importante frisar que eliminar a disparidade está em tese ao alcance de qualquer casal que decida fazer um arranjo diferente.

LINK PRESENTE: Gostou deste texto? Assinante pode liberar cinco acessos gratuitos de qualquer link por dia. Basta clicar no F azul abaixo.

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Tópicos relacionados

Leia tudo sobre o tema e siga:

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.