Hélio Schwartsman

Jornalista, foi editor de Opinião. É autor de "Pensando Bem…".

Salvar artigos

Recurso exclusivo para assinantes

assine ou faça login

Hélio Schwartsman

Aventura está saindo caro para Putin

No front econômico, as sanções vieram muito mais duras do que se antecipava

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

No cenário dos sonhos de Putin, suas forças já teriam tomado Kiev, a resistência dos ucranianos seria mínima e as sanções ocidentais não teriam ido muito além do embargo de alguns produtos. O governo do presidente ucraniano Volodimir Zelenski já teria caído, e o Kremlin estaria instalando um regime fantoche para substituí-lo. Se isso tivesse acontecido, o autocrata poderia gabar-se de ter feito a Rússia voltar a ser uma superpotência.

Bandeira da Ucrânia durante protesto em Washington, nos Estados Unidos, contra a invasão russa - Mandel Ngan - 27.fev.22/AFP

Sonhos nem sempre se materializam. Embora haja poucas dúvidas de que, nas operações militares, os russos prevalecerão, os ucranianos têm resistido bravamente. Já deu para sentir que, se Putin optar por uma ocupação, ela não será nada fácil. E quanto mais brutais os soldados russos tiverem de ser para conquistar seus objetivos, mais resoluta tende a ficar a resistência ucraniana, que pode em princípio prolongar-se por anos. Os americanos e os próprios soviéticos já experimentaram isso no Afeganistão (e em outros países, no caso dos primeiros). O termo empregado para descrever a situação era "atoleiro".

No front econômico, as sanções vieram muito mais duras do que se antecipava. Países ocidentais congelaram reservas russas e excluíram alguns de seus bancos do sistema Swift. A desvalorização do rublo foi brutal e imediata. O BC russo jogou os juros nas alturas. Não se imagina que Putin corra riscos internos, mas os oligarcas que vivem em seu entorno perderam muito dinheiro e devem estar chateados.

No que deve ser especialmente doloroso para Putin, a invasão transformou Zelenski, um presidente incidental com pouca ou nenhuma habilidade política, mas com muita percepção cenográfica, num herói cujos apelos uniram boa parte dos ucranianos e da comunidade internacional de países. Até Viktor Orbán, o líder húngaro que era um fiel apoiador do russo, condenou o ataque e chancelou sanções.

A aventura ucraniana não vai sair barato para Putin.

helio@uol.com.br

LINK PRESENTE: Gostou deste texto? Assinante pode liberar cinco acessos gratuitos de qualquer link por dia. Basta clicar no F azul abaixo.

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.