Hélio Schwartsman

Jornalista, foi editor de Opinião. É autor de "Pensando Bem…".

Salvar artigos

Recurso exclusivo para assinantes

assine ou faça login

Hélio Schwartsman

Faz sentido que Michelle considere Milton Ribeiro honesto

Ele não fez nada que não seja costumeiro no entorno da primeira-dama

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Michelle Bolsonaro, a mulher do presidente da República, disse que o ex-ministro da Educação Milton Ribeiro é honesto. Para a primeira-dama, o ex-chefe do MEC ainda vai provar que é uma pessoa "honesta, justa, fiel e leal." Como formamos nossos juízos éticos?

Nós basicamente olhamos para os lados e vemos o que as pessoas a nosso redor costumam fazer. Não é uma coincidência que os vocábulos portugueses "ética" e "moral" derivem respectivamente das palavras grega ("éthes") e latina ("mores") para "costumes". Consideramos aceitáveis comportamentos que percebemos como praticados pela maioria de nossos pares. É isso o que faz com que a moral varie tanto geográfica e temporalmente. E não surpreende que seja assim, dado que a moralidade é a solução encontrada pela evolução natural para conciliar os impulsos egoístas dos indivíduos com a necessidade de reduzir conflitos dentro do grupo —o dilema de sermos ao mesmo tempo rivais e aliados.

O que isso significa na prática? Quando Michelle Bolsonaro olha para o lado, o que ela vê? O marido, empregador da celebérrima Wal do Açaí, mantinha apartamento funcional de que não necessitava em Brasília "para comer gente". Talvez a exemplo do pai, os enteados Flávio e Carlos são suspeitos de ganhar algum por fora valendo-se de esquemas de "rachadinha", eufemismo para o crime de peculato envolvendo a contratação de funcionários-fantasmas em gabinetes parlamentares.

Flávio, é o caso de lembrar, comprou há pouco uma mansão para a qual aparentemente não tinha rendimentos declarados suficientes. A própria primeira-dama teve cheques muito estranhos depositados em sua conta corrente pelo notório Fabrício Queiroz. Os R$ 89 mil se tornaram um "Leitmotiv" do folclore bolsonarista.

Nesse contexto, faz todo o sentido que Michelle Bolsonaro considere Milton Ribeiro honesto. Ele não fez nada que não seja costumeiro no entorno da primeira-dama.

Michelle Bolsonaro, mulher de Jair Bolsonaro, em Brasília - Antonio Molina - 10.mar.2022/Fotoarena/Folhapress

LINK PRESENTE: Gostou deste texto? Assinante pode liberar cinco acessos gratuitos de qualquer link por dia. Basta clicar no F azul abaixo.

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Tópicos relacionados

Leia tudo sobre o tema e siga:

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.