Hélio Schwartsman

Jornalista, foi editor de Opinião. É autor de "Pensando Bem…".

Salvar artigos

Recurso exclusivo para assinantes

assine ou faça login

Hélio Schwartsman

Ilusões de autoconfiança explicam teimosia de políticos

Doria desistir da candidatura teria sido apenas realismo

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Doria mobilizou mundos e fundos para anunciar que fica onde estava na véspera. Se não houver nova reviravolta, ele é candidato a presidente, embora só reúna 2% das intenções de voto. Moro parece ter, por ora, desistido, e Ciro se mantém irredutível.

O que se passa na cabeça de políticos, que parecem acreditar que têm chances de vitória mesmo quando todos os sinais objetivos mostram que não? A lista de medalhões que insistiram em candidaturas fracassadas apenas para sair humilhados por votações nanicas inclui Geraldo Alckmin (4,76% em 2018), Leonel Brizola (3,19% em 1994) e Ulysses Guimarães (4,73% em 1989).

O irrealismo também é comum entre empresários. Especialmente num país com juros cronicamente altos, é mais racional investir o capital em renda fixa e ficar em casa assistindo à Netflix do que montar uma empresa, ter de trabalhar duro e correr riscos. Mesmo assim, muitos empreendem. Keynes identificou essa disposição e a atribuiu a "espíritos animais", o triunfo do otimismo sobre as expectativas matemáticas.

Não são só políticos e empresários que se nutrem de ilusões. Ainda que em menor grau, a maioria dos humanos se apoia em devaneios que ampliam a autoconfiança. Um achado assustador da psiquiatria é que deprimidos fazem avaliações surpreendentemente realistas de si mesmos. Não se sabe se é a depressão que leva à percepção mais acurada ou se é a visão realista que dá origem à depressão.

Sou um entusiasta da razão e do realismo. Diria até que há áreas, como a definição de políticas públicas, em que a abordagem racional deveria ser obrigatória. Mas devemos nos precaver contra seus excessos. Se fôssemos todos 100% racionais o tempo todo, ninguém hesitaria em roubar a carteira do melhor amigo se houvesse garantia de não ser apanhado.

Doria desistir da candidatura teria sido apenas realismo. O clima de "último a sair apague a luz" no PSDB é que veio de graça.

João Doria, ao lado do vice, Rodrigo Garcia, anuncia que vai concorrer à Presidência - Bruno Santos/Folhapress

LINK PRESENTE: Gostou deste texto? Assinante pode liberar cinco acessos gratuitos de qualquer link por dia. Basta clicar no F azul abaixo.

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Tópicos relacionados

Leia tudo sobre o tema e siga:

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.