Hélio Schwartsman

Jornalista, foi editor de Opinião. É autor de "Pensando Bem…".

Salvar artigos

Recurso exclusivo para assinantes

assine ou faça login

Hélio Schwartsman
Descrição de chapéu Rússia

Serviço militar obrigatório é relíquia bárbara

A maioria das democracias liberais já o extinguiu, mas ele existe na Ucrânia e no Brasil

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

A crise na Ucrânia produz um efeito túnel do tempo. Não pensei que veríamos mais um ditador ordenando um ataque a um país vizinho em busca de "Lebensraum" (espaço vital). Também não achei que veríamos cidadãos do gênero masculino do país invadido sendo impedidos de deixar a zona de conflito, porque são considerados conscritos para o serviço militar.

Sim, indivíduos foram separados de suas famílias e podem ser obrigados a lutar, mesmo que não o desejem. No caso da Ucrânia, isso é ainda mais problemático, porque um número não desprezível dos nacionais se identifica mais com os russos que com os ucranianos. Recrutá-los à força pode significar infiltrar as forças armadas com quintas-colunas.

O serviço militar obrigatório é uma relíquia bárbara. A maioria das democracias liberais já o extinguiu, mas ele segue vivo, ainda que esvaziado, em países como Ucrânia e Brasil.

A substituição do recrutamento pelo serviço profissional é obra de economistas, mais especificamente do trio composto por Milton Friedman, Walter Oi e Martin Anderson. Foram eles que convenceram Nixon de que o serviço obrigatório era uma aberração ética (obrigava pessoas a fazer o que não queriam), que não fazia nenhum sentido econômico (o custo de tirar jovens de suas carreiras superava o de contratar um exército profissional) e provavelmente também não militar (voluntários tendem a render mais do que compelidos).

Um diálogo de 1970 entre Friedman e o general William Westmoreland na comissão criada para debater o assunto resume bem o clima da época. "Eu não gostaria de comandar um exército de mercenários", declarou o militar. "Então, general, o senhor prefere comandar um exército de escravos?", retorquiu o economista. A proposta de profissionalizar as forças armadas foi aprovada por unanimidade na comissão e, um ano depois, depois transformada em lei, sob os auspícios de Nixon e de boa parte da esquerda.

LINK PRESENTE: Gostou deste texto? Assinante pode liberar cinco acessos gratuitos de qualquer link por dia. Basta clicar no F azul abaixo.

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Tópicos relacionados

Leia tudo sobre o tema e siga:

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.