Hélio Schwartsman

Jornalista, foi editor de Opinião. É autor de "Pensando Bem…".

Salvar artigos

Recurso exclusivo para assinantes

assine ou faça login

Hélio Schwartsman

Se perder, Bolsonaro deverá plantar armadilhas para sucessor

Só estaremos seguros no dia em que ele perder a faixa

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

"Desperado" é um termo inglês para "bandido", "fora da lei", em especial para malfeitores que agiam no Velho Oeste americano. A palavra foi construída em cima do espanhol "desperado", uma forma obsoleta de "desesperado". A ideia é que o sujeito estava tão encrencado com a lei que já não tinha nada a perder. Se fosse apanhado, seria enforcado ou coisa pior. O desespero só reforçava seu mau comportamento.

Se Lula triunfar na disputa eleitoral, Jair Bolsonaro deverá espernear, denunciando uma suposta fraude eleitoral, e conclamará militares e aliados a "corrigir a injustiça". Minha avaliação (e esperança) é que não terá sucesso nessa canhestra tentativa de golpe. Ainda assim, pelas regras constitucionais, nós teremos, por dois ou três meses, um presidente ainda com a caneta na mão, mas sem perspectiva de poder. Pior, sem perspectiva de poder e com boas chances de ver o tempo judicial fechar para si, sua família e subordinados.

É pouco provável que Bolsonaro dedique esse tempo a preparar seu enxoval de cadeia. O "affaire" com o fiscal do Ibama já mostrou que o presidente é do tipo vingativo. É crível, portanto, que ele usará o que lhe resta de tinta na Bic para plantar armadilhas. Sua capacidade de fazer estragos não será absoluta.

Parlamentares do centrão que hoje o acumpliciam procurarão ficar bem com o novo rei. Casos mais polêmicos serão judicializados. Ainda assim, a tendência do Universo à entropia garante que mesmo um decreto que institua modificações mínimas num sistema pode destruir algo que esteja funcionando.

A exemplo de Donald Trump, Bolsonaro também poderá tentar uma liquidação de graças, distribuindo perdões judiciais a aliados e quem sabe até indultos prévios para si e seus filhos. Resta saber se o STF aceitará isso.

Se perder, e tudo indica que perderá, Bolsonaro se tornará um autêntico "desperado". Só estaremos seguros no dia em que ele perder a faixa.

A ilustração de Annette Schwartsman, publicada na Folha de São Paulo no dia 26 de junho de 2022, mostra, em meio a uma paisagem desértica, com o céu alaranjado e o Sol a pino, um homem que segura dois revólveres, um em cada mão; ele tem a barba por fazer e um chapéu emcobre a maior parte do rosto; veste calças azul-marinho, colete marrom, casaco longo preto, botas marrons e um cinto com coldre - um típico vilão do Velho Oeste.
Ilustração de Annette Schwartsman para coluna de Hélio Schwartsman de 26.jun.2022 - Annette Schwartsman

LINK PRESENTE: Gostou deste texto? Assinante pode liberar cinco acessos gratuitos de qualquer link por dia. Basta clicar no F azul abaixo.

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Tópicos relacionados

Leia tudo sobre o tema e siga:

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.