Hélio Schwartsman

Jornalista, foi editor de Opinião. É autor de "Pensando Bem…".

Salvar artigos

Recurso exclusivo para assinantes

assine ou faça login

Hélio Schwartsman

Cartas são reação tardia a desmandos de Bolsonaro

'Potiusque sero quam nunquam', ou seja, antes tarde do que nunca

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Antes tarde do que nunca. "Potiusque sero quam nunquam", para aqueles que, a exemplo do pessoal das Arcadas, gostam de enfeitar seus textos com expressões na língua de Nero. Hoje finalmente assistimos ao que pode ser qualificado como uma reação mais orgânica da sociedade às ameaças de Jair Bolsonaro contra a ordem democrática e à própria ideia de civilização. Fico satisfeito em constatar que traçamos uma linha vermelha para o atual ocupante do Planalto, mas não consigo deixar de lamentar que tenha demorado tanto.

potiusque sero quam numquam
Brincadeira com a bandeira de Minas Gerais, com a inscrição em latim “Potiusque sero quam nunquam" (Antes tarde do que nunca) - Folhapress

Na verdade, acho que fracassamos como sociedade quando deixamos de abrir um processo de impeachment contra Bolsonaro. Os elementos jurídicos para fazê-lo já estavam presentes ao menos desde que veio a público o vídeo da fatídica reunião ministerial de abril de 2020, em que o presidente indicou que interferiria na Polícia Federal para benefício pessoal. Mas foi o seu desempenho na pandemia que transformou o afastamento num imperativo moral.

Bolsonaro não só deixou de cumprir sua obrigação de proteger a população como também promoveu tratamentos demonstravelmente ineficazes e fez troça dos doentes, que, no auge da epidemia, chegaram a morrer à razão de 4.000 por dia. Durante os três anos e meio de seu mandato, o presidente jamais deixou de atacar instituições, o que também constitui crime de responsabilidade.

Apesar do volume e da gravidade das delinquências, Bolsonaro conseguiu forjar para si uma dupla blindagem. Um procurador-geral da República camarada o protegeu de eventuais ações penais e dois presidentes da Câmara engavetaram mais de uma centena de pedidos de impeachment. A sociedade civil não foi capaz de pressionar os parlamentares, docilizados por um generoso esquema de distribuição de emendas, para agir contra o foco das ameaças ao Estado de Direito.

Depois de tão retumbante fracasso, é alentador constatar que tenhamos enfim sussurrado um basta.

LINK PRESENTE: Gostou deste texto? Assinante pode liberar cinco acessos gratuitos de qualquer link por dia. Basta clicar no F azul abaixo.

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.