Hélio Schwartsman

Jornalista, foi editor de Opinião. É autor de "Pensando Bem…".

Salvar artigos

Recurso exclusivo para assinantes

assine ou faça login

Hélio Schwartsman

Identitarismo complica vida de atores

Quem pode interpretar quem?

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Na agitada temporada teatral do verão boreal, houve três montagens de "Ricardo 3º", de William Shakespeare. A britânica Royal Shakespeare Company escalou um ator com deficiência física para interpretar o monarca "deformado"; na produção do festival Stratford, em Ontário, Canadá, o papel de protagonista coube a um homem branco sem deficiência; e, na montagem nova-iorquina do Free Shakespeare in the Park, a uma mulher negra. Quem tem razão? Papéis de personagens com claras distinções raciais, de orientação sexual ou com características físicas bem definidas devem ser reservados para atores com esses mesmos traços?

A ilustração de Annette Schwartsman, publicada na Folha de São Paulo no dia 7 de agosto de 2022, mostra um palco de teatro dividido em três partes equivalentes, mas distinguidas pelas cores das cortinas, tablado e fundo, e em cada uma delas um ator em cena, interpretando um rei, todos usando coroas. No primeiro terço do quadro, o rei é branco e aparenta portar deficiência física; veste calça marrom e capa cinza escura. No segundo terço, quem interpreta o rei é uma mulher negra que veste blusa roxa, colete dourado e calças pretas. No terceiro e último, o ator é um homem branco que veste roupas escuras.
Ilustração para a coluna de Hélio Schwartsman deste domingo (7) - Annette Schwartsman

Essa é uma tendência que vem ganhando corpo. Não é incomum gays exigirem que apenas atores gays façam personagens gays. Judeus criticaram uma produção israelense por ter escolhido uma atriz não judia para fazer Golda Meir num filme. No Brasil, uma atriz negra teve de desistir de interpretar Ivone Lara num musical porque militantes alegaram que sua pele não era escura o bastante para esse papel.
Não me convencem. Uma definição de ator é a de alguém que finge ser uma pessoa que não é. Isso significa que homens podem fazer o papel de mulheres; mulheres, o de homens; gays, o de héteros; héteros, o de gays; e todas as combinações imagináveis. Negar isso é negar a essência da ideia de interpretação.

A conclusão que extraio daí é que toda exigência é descabida. Diretores e produtores, assim como autores, são livres para fazer o que bem entenderem. Numa montagem de inspiração mais naturalista, os atores e figurantes de "Ricardo 3º" seguirão a demografia da corte inglesa do final do século 15, isto é, brancos. Já um diretor interessado em questionar as estratificações sociais pode perfeitamente escalar apenas intérpretes negros.

Creio que o quadro é parecido com o das religiões. Todo mundo é livre para ter uma, mas é errado tentar impor a sua aos demais.

helio@uol.com.br

LINK PRESENTE: Gostou deste texto? Assinante pode liberar cinco acessos gratuitos de qualquer link por dia. Basta clicar no F azul abaixo.

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.