Hélio Schwartsman

Jornalista, foi editor de Opinião. É autor de "Pensando Bem…".

Salvar artigos

Recurso exclusivo para assinantes

assine ou faça login

Hélio Schwartsman

Melhorar educação não assegura redução da desigualdade

Análise da repetição de sobrenomes em cargos de prestígio mostra que a mobilidade é bem menor

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Ir para a escola é a melhor coisa que uma criança pode fazer. É bom para a sociedade e para o indivíduo. Quem estuda mais se torna um trabalhador mais produtivo, o que contribui para a prosperidade coletiva. E trabalhadores mais qualificados também põem mais dinheiro no bolso. É o que a literatura chama de prêmio salarial da educação.

Ocorre que esse prêmio não é repartido irmanamente. Estudo de pesquisadores da Universidade de Zurique e da USP que ganhou reportagem da Folha mostra que, no Brasil, nos últimos 40 anos, embora tenha havido progresso educacional em todas as classes sociais, a elite, definida como os 10% mais ricos, se apropriou dos retornos salariais em proporção maior do que amealhada pelos 50% mais pobres. Os números foram 65% para o diploma de ensino fundamental, 60% para o do médio e 30% para o do superior.

Alunos da escola Laboratório de Redação Adriano Chan, durante uma aula - Mathilde Missioneiro - 25.out.22/Folhapress

Essas cifras embutem dois efeitos. Em primeiro lugar, os membros da elite tendem a ser mais titulados. É raro ver um filho de pai rico sem diploma. Já os filhos de pobres abandonam a escola com frequência. Em segundo, a persistência de uma iniquidade de 30% mesmo no ensino superior revela que há mais fatores em jogo. Um deles são as redes de relacionamentos (o pai consegue um bom emprego para o filho no escritório de um amigo).

A moral da história é que expandir a educação é um passo importante para reduzir desigualdade, mas não é garantia de que o objetivo será alcançado. Isso está em linha com um dos livros mais deprimentes que li na última década. É "The Son Also Rises", de Gregory Clark, em que o autor, analisando a repetição de sobrenomes em cargos e profissões de prestígio em vários países ao longo de séculos, mostra que a mobilidade é bem menor do que a sugerida por outras metodologias. Embora a situação na igualitária Suécia seja melhor do que na Índia das castas, mesmo no país nórdico a perenidade dos sobrenomes de elite incomoda.

LINK PRESENTE: Gostou deste texto? Assinante pode liberar cinco acessos gratuitos de qualquer link por dia. Basta clicar no F azul abaixo.

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Tópicos relacionados

Leia tudo sobre o tema e siga:

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.