É formada em jornalismo pela PUC-SP e em ciências sociais pela USP. Foi editora-adjunta de Novas Plataformas e repórter da revista sãopaulo.
Serotonina fez bem para a presidente, diz cabeleireiro de Dilma
"Além de estar mais magra e elegante, ela está muito mais calma e centrada. A serotonina está fazendo bem", afirma o cabeleireiro e maquiador Celso Kamura sobre sua cliente mais estrelada, a presidente Dilma Rousseff.
Adepta da dieta Ravenna, Dilma já perdeu mais de 15 quilos. "Ela acorda todos os dias as 5h30, pedala 15 km e ainda tem o personal", diz Kamura à coluna sobre a relação presidencial com a substância que promove sensação de bem estar após exercícios.
Ele nega mudanças no comportamento da presidente com a piora da crise econômica e política. "O bom cabeleireiro tem que saber cativar a cliente, qualquer cliente. Quando ela senta na minha cadeira, é óbvio que eu não vou falar com sobre política", afirma Kamura à "TV Folha".
Desde o primeiro mandato, ele leva revistas de fofoca para Dilma folhear enquanto arruma o cabelo dela. "Ela me pergunta quem são as celebridades. Conversamos sobre isso".
Com as revistas, ele sugeriu que Dilma fizesse um corte como o usado por Sophie Charlotte na novela "O Rebu", ela achou melhor não. "Como está, ela consegue dar um jeito sozinha. Só secando para trás, modelando com as mãos".
O cabeleireiro conta que recebe como se estivesse atendendo uma pessoa física. "Ela pediu um desconto no começo, e eu mantenho o mesmo valor desde então". Diz que o valor fica mais caro por causa da passagem aérea, paga pela presidente. No salão em São Paulo, o corte sai por R$450.
Kamura não ouve falar apenas da crise quando anda por Brasília. "Tenho sentido o movimento do salão mais fraco nos últimos dois meses. Mas já passamos por tantas crises, vamos passar por essa também", diz.
As incertezas econômicas também atingem a sua marca de maquiagem (Make It Easy) e o salão Celso Kamura Express (onde ele não atende, mas treinou os profissionais). "Essas marcas são fruto de uma parceria com uma empresa japonesa, e eles estão investindo menos. Dizem que as economias do Japão e do Brasil estão ruins".
TENDÊNCIAS
Kamura se prepara para participar de mais uma São Paulo Fashion Week (ele faz os desfiles desde o começo do evento de moda). "A tendência é o cabelo com mais volume, como era usado no final dos anos 70, começo da era disco (anos 80)".
Sobre os fios loiros (paixão nacional), ele indica pintar o cabelo todo ("puxando mexas bem fininhas"), deixando os fios como se fosse naturais. Sua cliente loira mais famosa, Grazi Massafera, segue a linha do loiro natural com mechinhas. Para ele, é hora de deixar as californianas de lado. "Quer ficar loira, fica loira inteira", brinca.
Livraria da Folha
- Coleção "Cinema Policial" reúne quatro filmes de grandes diretores
- Sociólogo discute transformações do século 21 em "A Era do Imprevisto"
- Livro de escritora russa compila contos de fada assustadores; leia trecho
- Box de DVD reúne dupla de clássicos de Andrei Tarkóvski
- Como atingir alta performance por meio da autorresponsabilidade