É formada em jornalismo pela PUC-SP e em ciências sociais pela USP. Foi editora-adjunta de Novas Plataformas e repórter da revista sãopaulo.
Cabeleireiros são dicas para fazer escova em casa
A cabeleireira Day Marques, do Hi Salão, ensina como deixar sua escova caseira com cara de salão.
Antes de tudo, comece lavando muito bem os fios. "Quanto mais limpo seu cabelo estiver, mais duradoura será sua escova", afirma Day Marques, do Hi Salão. "Lave no mínimo duas vezes. Se o cabelo for oleoso, o primeiro xampu deve ser o de limpeza profunda, para higienizar bem. Em seguida use uma boa dose de xampu neutro, que é para balancear o pH", explica.
Marcelo Brito, do Studio Tez, concorda. "Quando usamos um xampu de qualidade, específico para o tipo e as necessidades do cabelo, a escova fica mais bonita, mas brilhante, tem menos chance de frizar e fica muito, mas muito mais fácil de escovar."
"A medida de xampu é a dimensão de uma moeda de R$ 1 na mão pra cada lavagem. Não espumou? Sinal de que precisa lavar novamente, e não colocar mais xampu. Esfregue bem sem espumar mesmo, enxágue e lave novamente, até fazer um espumão apenas com essa quantidade".
Ao contrário do que muita gente pensa, nunca deixe resíduo de condicionador nos fios, isso interfere no acabamento. Usar condicionadores muito hidratantes pode deixar os fios mais pesados, diminuindo a durabilidade o look liso.
Marques dá um belo truque que muita gente esquece: não seque seu cabelo logo após o banho. A umidade arrepia os fios e diminui a durabilidade da escova.
Não deixe de usar um produto termoativo, além de proteger os fios contra o calor do secador, muitos ajudam a secar mais rápido. Marques dá outra dica muito importante: nunca comece a secar os cabelos com os fios totalmente secos. Brito diz que eles podem ser usados da raiz às pontas, porém em pequena quantidade.
Jewel Samad/AFP | ||
Modelos na semana da moda de NY. Essa presilha com uma borrachinha pode ser feita em casa com grampo e um cartão de visitas, ela serve para não marcar os fios depois da escova |
"Se o seu cabelo for muito crespo ou muito resistente ele precisa de um pouco de água para secar na forma lisa e segurar a escova. Neste caso, retire 50% da umidade antes de modelar. Se for mais liso, dá para secar quase 90% antes", afirma Marques.
Secar antes de começar o vaivém com a escova também é mais saudável. O excesso de calor acaba ressecando os fios.
O tamanho da escova também influencia na modelagem. As redondas e grandes são ideias para o escovão liso, já as menores, são boas para quem gosta de fazer cachos nas pontas.
Aquele botão de jato frio que existe no secador não está lá à toa. "O ar quente abre as cutículas, responsável pelos indesejáveis frizz. O vento frio ajuda a fechar as escamas dos fios e deixá-los mais brilhantes", diz.
"Evite passar a mão toda hora, porque leva mais oleosidade para os fios. Tente dormir com o cabelo para cima, caso você queria um shape mais liso. Se preferir uma textura natural, faça dois coques, um em cada lateral, antes de ir para a cama. Solte no outro dia e ele estará com um efeito de ondas", indica Marques.
Para ressuscitar a escova vencida, Brito indica aplicar xampu a seco na raiz e dar uma passada de secador no comprimento e nas pontas (nunca na raiz).
Livraria da Folha
- Coleção "Cinema Policial" reúne quatro filmes de grandes diretores
- Sociólogo discute transformações do século 21 em "A Era do Imprevisto"
- Livro de escritora russa compila contos de fada assustadores; leia trecho
- Box de DVD reúne dupla de clássicos de Andrei Tarkóvski
- Como atingir alta performance por meio da autorresponsabilidade