Ian Bremmer

Fundador e presidente do Eurasia Group, consultoria de risco político dos EUA, e colunista da revista Time.

Salvar artigos

Recurso exclusivo para assinantes

assine ou faça login

Ian Bremmer
Descrição de chapéu Coronavírus

Pandemia pode ser crise que mundo precisava

Emergência atual tem potencial para nos obrigar a reformar nossas sociedades

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Os últimos meses não têm sido fáceis. Mas a pandemia atual pode muito bem vir a ser o tipo de crise que o mundo já antecipava e do qual realmente precisa.

O mundo está quebrado. A ordem global vigente desde a Segunda Guerra Mundial está em frangalhos, e ninguém sabe o que vai vir a seguir; a cooperação global está no ponto mais baixo na memória das pessoas vivas hoje.

O capitalismo não está funcionando para pessoas demais, fato evidenciado pelos índices de desigualdade sempre crescentes.

A democracia representativa, tampouco; cada vez mais os controles do poder vêm sendo tomados por interesses especiais, os governos se mostram incapazes de responder às mudanças e demandas sociais, e as redes de segurança social não conseguem resgatar as pessoas por tempo suficiente para lhes dar um senso de segurança adequado.

Vítimas da Covid-19 são sepultadas em Acapulco, no México
Vítimas da Covid-19 são sepultadas em Acapulco, no México - Javier Verdin - 26.mai.20/Reuters

O coronavírus é o tipo de crise singular –aguda, multifacetada, em constante evolução— que afeta cada elemento de nosso mundo político roto.

É claro que houve outras crises nos últimos anos que deixaram o mundo em situação precária: o 11 de Setembro, a Grande Recessão, a gripe suína H1N1 de 2009, para citar apenas algumas.

Vistas em retrospectiva, porém, essas crises acabaram sendo muito menores e/ou mais específicas do que o mundo precisava que fossem.

Apesar de toda a solidariedade global depois do 11 de Setembro, o lançamento de duas guerras fracassadas no Oriente Médio não mudou o terrorismo... E não chegou à raiz de qualquer dos problemas reais com o contrato social.

A Grande Recessão afligiu gravemente os bancos e as áreas relacionadas a eles (levando a reformas nesses setores específicos), mas acabou sendo pequena demais para levar o mundo a repensar a desigualdade; o movimento Occupy Wall Street chamou muita a atenção, mas acabou morrendo depois de apenas alguns meses.

E o perigo da gripe suína de 2009 foi tão superestimado, em comparação com o risco real que acabou representando de fato, que em última análise isso aumentou a dificuldade de o mundo levar o coronavírus tão a sério quanto deveria.

Basta pensar em quanto tempo a Organização Mundial de Saúde (OMS) levou para categorizá-lo oficialmente como pandemia.

Mas o coronavírus tem o potencial de ser diferente. É o tipo de crise que pode ser justamente grande o suficiente para nos obrigar a examinar e contemplar seriamente como reformar nossa sociedade e instituições, mas não é grande o suficiente para representar uma ameaça existencial à humanidade.

No entanto, afeta todas as questões políticas críticas de hoje –a desigualdade, as redes de segurança social, a assistência de saúde, a cooperação global... Todas as que o mundo passou as últimas décadas lutando para resolver e com as quais ele não conseguiu avançar muito.

O coronavírus representa uma ameaça praticamente uniforme às sociedades de todo o mundo, levando a atenção de todos a se concentrar sobre uma questão única, de uma maneira que raramente vemos exceto durante guerras globais.

Tratada corretamente, a universalidade da ameaça do coronavírus abre uma janela para cooperação científica em torno da qual o mundo pode se unir: uma abordagem colaborativa e sustentada à descoberta e distribuição de uma vacina pode vir a ser a maior realização da humanidade até agora.

Nos Estados Unidos, a agitação econômica, social e política decorrente do vírus pode fornecer o ímpeto necessário para finalmente ser levada a cabo uma reforma financeira radical das campanhas eleitorais, para empurrar mais pessoas a participar do processo político e obrigar os governos a serem mais responsivos às necessidades da sociedade.

Poderiam ser inventadas novas maneiras de medir o PIB e a qualidade de vida para captar como é de fato viver no século 21, com a “gig economy” (movida por profissionais autônomos e freelancers) e tudo, e até ser criados programas públicos como Renda Universal Básica, em um esforço sério para finalmente consertar nosso contrato social desgastado.

É desnecessário dizer que não é isso o que temos visto até agora, nos primeiros dias da crise. Nos Estados Unidos, pelo menos, temos tido mais política partidária polarizada, isso sem falar no aprofundamento de hostilidades que tem o potencial de nos levar a uma guerra fria entre EUA e China.

Mas ainda não é tarde demais para mudar de direção.

O coronavírus está no ponto ideal das crises globais –grande o suficiente para exigir reformas profundas e duradouras, mas não o suficiente para fazer dessas reformas uma preocupação secundária distante à simples sobrevivência.

Em suma, pode ser uma crise “goldilocks” (nem grande nem pequena demais) –desde que nossas respostas políticas não agravem os problemas e que não desperdicemos este momento.

Tradução de Clara Allain

LINK PRESENTE: Gostou desta coluna? Assinante pode liberar cinco acessos gratuitos de qualquer link por dia. Basta clicar no F azul abaixo.

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Tópicos relacionados

Leia tudo sobre o tema e siga:

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.