Igor Gielow

Repórter especial, foi diretor da Sucursal de Brasília da Folha. É autor de “Ariana”.

Salvar artigos

Recurso exclusivo para assinantes

assine ou faça login

Igor Gielow

'Velha política' resiste bravamente, mas as faturas tendem a vir em dobro

Poder tradicional, que viu Barbosa desistir, tem encontro com economia e questões éticas

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

As faturas deixadas pela tormenta que se abate sobre essas terras desde os protestos de junho de 2013 gritam por pagamento, mas a resiliência da política brasileira é notável. Não falo em “velha política” porque tudo o que se vende por aí como “nova política” cheira a embuste e oportunismo, mas é a esse animal que me refiro.

Joaquim Barbosa durante encontro com líderes do PSB em abril
O ministro aposentado Joaquim Barbosa durante encontro com líderes do PSB em abril - Ueslei Marcelino - 19.abr.2018/Reuters

A imolação de Joaquim Barbosa no altar do “novo da vez”, ocupando a vaga que já foi de Luciano Huck, João Doria e é disputada por um enxame de nanicos obscuros, é o mais recente sinal desse poder. Como vangloriou-se de forma envergonhada um estrategista do tucanato, do jeito que vai parece que Geraldo Alckmin levará por W.O.

Não iria tão longe, dada a cornucópia de sortilégios à frente do tucano. Mas há de fato um certo consenso na praça, intramuros porque agora é a hora em que todos são gatos e pardos na noite da pré-campanha, de que a corrida começa em agosto com alguns candidatos mais candidatos do que outros.

Pode ser, porque nunca se sabe se o novo não ressurgirá como surpresa ou declaração retificadora. Isso posto, não deixa de ser irônico que o maior desafio da (velha) política, noves fora o efeito Lava Jato e o condomínio abstenção/nulo/branco, possa vir a ser um adversário tão velho quanto o Tinhoso: a economia.

Inicialmente, o governismo via chance de uma recuperação gloriosa após os anos finais de desastre do petismo. Estabilizou o paciente, ensaiou uns passos, mas desde que o dono do hospital recebeu um açougueiro para conversas indevidas à noite o médico perdeu condições objetivas de levar o tratamento à frente.

Não que Henrique Meirelles tivesse um futuro brilhante como candidato. Ou Temer, Maia, Paulo Rabello (Quem? Pois é). Mas o enguiço registrado na melhora econômica, somado à incerteza que a implosão do projeto Mauricio Macri na Argentina gera, levanta sobrancelhas sobre qual a melhor forma de lidar com a questão em outubro.

Para a esquerda, com Ciro Gomes e provavelmente algum poste de Lula, é fácil: pau puro, crítica à desgraceira nacional —como se ela nada tivesse a ver com o que o mesmo campo dito progressista fez com as contas públicas. Para a direita, aqui representada pela anticandidatura Bolsonaro, é o mesmo com alguns sinais trocados. Marina Silva, bom, para ela pode ser isso, aquilo ou nada, tudo depende, sabe como é.

Já a centro-direita que Alckmin parece estar fadado a herdar, se a política seguir seu curso atual, poderá dizer que apoiava a reconstrução da economia (não tem como falar o contrário, o PSDB foi governo), mas que foi contra a lambança política que ajudou a travar um processo que chegou a dar bons frutos (inflação, juros). Por outro lado, seus próprios rolos éticos e a sombra crescente de Paulo Preto carregam o veneno para esse antídoto.

Sob essa ótica, a aproximação que Alckmin ensaiou com o MDB de Temer, de resto mais incentivada pelo Planalto do que pelo tucano, é incompreensível mesmo que o medo de Barbosa fosse real. Claro, boas maneiras são desejáveis e palanques estaduais, mais ainda. Mas quanto mais tempo o ex-governador passa flertando com o espectro que habita o Planalto, mais difícil será dizer que não é parte integral da assombração.

O cenário é favorável à política? Claro que não. Seja quem for, o próximo presidente enfrentará um buraco fiscal que demandaria força eleitoral e um Congresso cooperativo. A segunda parte é fácil, com o preço que conhecemos, mas a primeira, não. E o mandatário fraco terá de lidar com o carrossel de escândalos que parece estar à espreita no caso da delação dos doleiros. É um coquetel infernal.

Assim, as faturas acumuladas desde 2013 tendem não só a aumentar, mas talvez a chegar a um paroxismo.
 

LINK PRESENTE: Gostou deste texto? Assinante pode liberar cinco acessos gratuitos de qualquer link por dia. Basta clicar no F azul abaixo.

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Tópicos relacionados

Leia tudo sobre o tema e siga:

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.