Ilona Szabó de Carvalho

Presidente do Instituto Igarapé, membro do Conselho de Alto Nível sobre Multilateralismo Eficaz, do Secretário-Geral. da ONU, e mestre em estudos internacionais pela Universidade de Uppsala (Suécia)

Salvar artigos

Recurso exclusivo para assinantes

assine ou faça login

Ilona Szabó de Carvalho
Descrição de chapéu violência

Precisamos falar sobre armas

Estudos mostram a relação entre armas e mortes violentas; devemos fortalecer o Estatuto do Desarmamento

Sou frequentemente questionada sobre a minha posição em relação às armas. Nem sempre o tom é cordial. Mas quando o bom debate acontece, me dou conta do tamanho da desinformação e de como os mitos se sobrepuseram aos fatos em nossa sociedade. Começo neste espaço uma conversa sobre o tema, pois o assunto é sério demais para ser tratado como um dos temas preferidos da polarização. Afinal, o Brasil possui o maior número absoluto de mortes por armas de fogo no planeta --cerca de 44 mil em 2017, quase 73% do número total de homicídios, comparado a uma média global de 46%.

Sabemos que o custo de matar aqui é baixo. Menos de 10% das mortes violentas resultam em condenação. Adicionar mais armas em circulação em um país com alto nível de impunidade é uma receita para o desastre. Deveríamos, então, fortalecer e não tentar revogar a lei de controle de armas --10.826/2003, conhecida como Estatuto do Desarmamento. Essa lei foi fruto de uma grande mobilização da sociedade civil, igrejas, estudiosos e contou com o apoio de meios de comunicação. Ela veio para aprimorar a regulação responsável de armas e munições em um país extremamente violento.

Fuzis, espingardas e escopetas aparecem em estante na loja de armas Dick's Sporting Goods, em Fairfax, na Virgínia
Fuzis, espingardas e escopetas aparecem em estante na loja de armas Dick's Sporting Goods, em Fairfax, na Virgínia - Estelita Hass Carazzai/Folhapress

Ao contrário do que seu nome fantasia sugere e do que se diz por aí, o estatuto não desarma o cidadão. Hoje, um brasileiro maior de 25 anos pode possuir até seis armas em casa ou local de trabalho, desde que cumpra requisitos estabelecidos. No entanto, é importante que se entenda que possuir uma arma é um ato de grande responsabilidade. Armas são instrumentos de ataque e raramente de defesa, e aumentam o risco de acidentes, suicídios e assassinatos de parceiros íntimos em lares onde estão presentes. Se sua escolha é possuir uma, não subestime os riscos.

O estatuto, no entanto, proíbe o porte de armas para civis, isto é, cidadãos comuns não podem andar armados nas ruas. E isso faz todo sentido. A ideia de que armar civis torna as sociedades mais seguras é um mito. Estudo do Ipea (Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada) em São Paulo mostra que o aumento de 1% de armas de fogo eleva em até 2% a taxa de homicídio. A evidência de países como os EUA, reforça o achado: os estados que têm leis de armas mais permissivas registraram aumentos acentuados em homicídios, roubos, assaltos domiciliares e acidentes envolvendo crianças. A maioria dos especialistas concorda com este ponto. Consulte o manifesto dos pesquisadores contra a revogação do Estatuto do Desarmamento, de setembro de 2016, onde há dezenas de fontes sérias sobre o assunto.

Um último esclarecimento importante é sobre o referendo de 2005, previsto no estatuto. Nele, a população decidiu que civis poderiam continuar a comprar armas no Brasil. E seu resultado foi respeitado, uma vez que a posse continua permitida no país. Caso a população tivesse decidido na outra direção, a posse para civis seria também inviabilizada.

O estatuto, mesmo que apenas parcialmente implementado, reduziu os homicídios em 12% entre 2004 e 2007. Sem ele, pelo menos mais 133 mil brasileiros teriam sido assassinados desde 2004 de acordo com o Mapa da Violência. Pelo dito acima e por tantos outros dados que não cabem nessa coluna, eu defendo a lei 10.826/2003 e trabalho pela sua implementação. Quero continuar essa conversa com todos, principalmente com os que discordam. Peço apenas que busquem antes os fatos.

Tópicos relacionados

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.