Ilona Szabó de Carvalho

Presidente do Instituto Igarapé, membro do Conselho de Alto Nível sobre Multilateralismo Eficaz, do Secretário-Geral. da ONU, e mestre em estudos internacionais pela Universidade de Uppsala (Suécia)

Salvar artigos

Recurso exclusivo para assinantes

assine ou faça login

Ilona Szabó de Carvalho
Descrição de chapéu

Fazer parte da renovação

Há oportunidades reais de mudar o Brasil para melhor

Urna eletrônica
Urna eletrônica - Alan Marques - 22.mai.18/ Folhapress

“Você construiu uma carreira sólida e vai colocar tudo a perder?” Ouvi muito essa pergunta em 2017. Eu nunca pensei em me candidatar a nada, mas ano passado refleti muito ao lado de parceiros que se dispuseram a encarar a questão da renovação política. Fui provocada pelo meu engajamento na fundação do Agora, um movimento criado para aproximar cidadãos da política e torná-la mais participativa.

Concorrer a cargo eletivo seria o meu melhor papel em 2018? A resposta é não. Mas, ao me permitir pensar sobre isso, mergulhei na questão e interagi ainda mais de perto com o nosso combalido sistema político. Não foi necessariamente agradável. Quanto mais próximo você chega dele, mais tem certeza que precisa ser transformado, e mais você compreende o quão hercúlea é essa tarefa. O sistema funciona como uma máquina de moer princípios, boas intenções, e nervos. Isso precisa mudar.

A pergunta inicial desse artigo foi feita por pessoas de gerações anteriores à minha, que já tinham descoberto o que acabei por perceber pouco depois. Ao mesmo tempo, outros amigos e pares diziam que me apoiariam caso embarcasse nessa arriscada jornada. Acabei por frustrar alguns deles quando reafirmei minha decisão de cumprir meu papel cívico a partir da sociedade, defendendo causas como segurança pública e justiça social, e atuando no Agora, onde temos o compromisso de impactar a agenda pública e de servir em um cargo público em momento oportuno.

Uma coisa é certa, você não sai dessa reflexão como entrou. A pergunta sobre como transformar o sistema político brasileiro me acompanha todos os dias. Não há como ignorá-la. Já pagamos um preço alto demais por nos afastar da política e não podemos deixar que a conta aumente ainda mais para gerações futuras. A importância de candidaturas sólidas é indiscutível, mas o engajamento político não se limita a concorrer a uma eleição. A política faz parte do nosso dia a dia e precisa perder a conotação negativa que carrega hoje.

Dessa forma creio que o primeiro passo para a transformação política começa dentro de cada cidadão. Entender nosso papel na construção de uma sociedade democrática passa por (re)aprender nossos direitos e deveres no pacto social de convivência em sociedade. Passa também por resgatar valores cívicos como liberdade, responsabilidade e solidariedade, por se envolver em causas que acredita e atuar de onde quer que esteja. Além disso, considere apoiar com tempo e recursos os corajosos novatos que se lançarão aos leões. Não se candidatar não significa ficar de fora da disputa.

Acredito que a mudança será feita por coalizões plurais, formadas por pessoas de experiências distintas, mas com objetivos comuns pautados no interesse público. Gente disposta a sair da zona de conforto, ouvir, dialogar e construir uma nova visão de Brasil. Isso demanda planejamento, tempo e paciência. É preciso focar inicialmente as convergências e entender que agir juntos dá muito mais trabalho do que se opor e jogar pedras. Como não existem salvadores da pátria, precisamos do esforço coletivo para atingir o resultado que queremos.

A renovação política não é apenas um nome, não é uma só eleição. É um conjunto de ideais e de comportamentos que devem ser adotados por cada um de nós. Estamos apenas no começo de uma longa estrada. Não estamos sozinhos. Há diversas iniciativas de inovação política na América Latina e mundo afora. Sabemos que há riscos gigantescos em todos os lugares. Mas temos a certeza de que há oportunidades reais de mudar o país para melhor. Se para você isso tudo ainda parece um sonho distante ou se quer se engajar e não sabe como, procure um movimento cívico. O ceticismo cederá espaço à esperança.

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.