Ilona Szabó de Carvalho

Presidente do Instituto Igarapé, membro do Conselho de Alto Nível sobre Multilateralismo Eficaz, do Secretário-Geral. da ONU, e mestre em estudos internacionais pela Universidade de Uppsala (Suécia)

Salvar artigos

Recurso exclusivo para assinantes

assine ou faça login

Ilona Szabó de Carvalho

Uma agenda para um país seguro

Documento indica sete eixos para o combate à violência

Passadas as eleições vamos nos concentrar no que nos une: o desejo de viver em um país seguro. A hora é de implementar um plano nacional de segurança pública, com objetivos e metas claras, baseado no conhecimento de ponta e no que deu certo por aqui e mundo afora. É disso que trata a agenda Segurança Pública é Solução, lançada pelos Institutos Igarapé e Sou da Paz e o Fórum Brasileiro de Segurança Pública no período eleitoral. Organizado em sete eixos, o documento aponta duas prioridades: reduzir os crimes violentos, em especial os homicídios, e enfraquecer o crime organizado.

O primeiro eixo indica como aperfeiçoar e fortalecer o Sistema Único da Segurança Pública, em especial no que diz respeito aos papéis do nível federal, estadual, municipal e de cada instituição que faz parte do sistema. Trata também da melhoria nos dados e na formação dos profissionais dessa área. Em seguida, a agenda propõe a criação de estruturas de inteligência e investigação para diminuir o poder econômico e bélico de organizações criminosas. O novo ministro da Justiça poderá, com sua experiência, contribuir diretamente com esse pilar. Em especial, no combate à corrupção dos agentes da segurança e à lavagem de dinheiro do crime organizado.

O terceiro eixo ressalta o papel fundamental da polícia, detalhando a importância dos recursos humanos, tecnológicos e financeiros necessários para ela atuar. Isso inclui treinamento para o serviço de inteligência, acesso a mapas digitais do crime em tempo real, controles interno e externo e incentivos profissionais para garantir que agentes deem prioridade ao serviço público --e não ao privado.

 

O quarto ponto traz propostas para a reestruturação do sistema prisional, enfocando melhorias de gestão e infraestrutura. A introdução de tecnologias como scanners, videomonitoramento e interceptação das comunicações ilícitas com celulares são ferramentas importantes para quebrar o controle das prisões exercido pelas facções criminosas, e também para enfrentar a corrupção de agentes penitenciários. A agenda trata ainda de penas alternativas para alguns tipos de crimes e do apoio à reintegração de detentos dentro e fora das prisões. Tal abordagem é essencial para interromper os ciclos de detenções e a formação de "escolas do crime".

O quinto eixo detalha o fomento a ações preventivas para reduzir a violência, com foco principalmente em crianças, adolescentes e jovens. Os estados e as prefeituras têm um papel de grande importância a desempenhar --em especial no que diz respeito a cuidar da primeira infância e reduzir a exposição à violência, combater a evasão escolar e revitalizar áreas marginalizadas de nossas cidades. O sexto eixo da agenda explica a importância da atualização da Lei de Drogas. Propõe tratar o consumo na esfera da saúde pública e orientar os recursos policiais e judiciais para o enfraquecimento do crime organizado e violento.

Por último, tratamos do fortalecimento da Política Nacional de Controle de Armas e Munições. O foco deve ser o combate ao tráfico de armas nacional e internacional, na criação de equipes estaduais de rastreamento das armas e munições apreendidas, e na melhoria e na integração das bases de dados da Polícia Federal e do Exército. Por fim, é de vital importância a manutenção da proibição do porte de armas para civis e uma regulação mais eficiente da posse para cidadãos comuns, já prevista em lei.

Não há solução mágica, mas posso afirmar que Segurança Pública é Solução.

Tópicos relacionados

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.