Ilona Szabó de Carvalho

Presidente do Instituto Igarapé, membro do Conselho de Alto Nível sobre Multilateralismo Eficaz, do Secretário-Geral. da ONU, e mestre em estudos internacionais pela Universidade de Uppsala (Suécia)

Salvar artigos

Recurso exclusivo para assinantes

assine ou faça login

Ilona Szabó de Carvalho
Descrição de chapéu Tragédia em Brumadinho

Crise climática e lama

Após tantas tragédias, só nos resta nos dedicar à causa ambiental

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

O que mais me impressionou positivamente no encontro do Fórum Econômico Mundial em Davos, na semana passada, foi a centralidade da discussão sobre mudanças do clima. Pelo quarto ano seguido a crise climática é apontada como a maior ameaça ao desenvolvimento econômico global.

Apesar de existirem transformações mundo afora no âmbito governamental e privado, como o investimento em energias renováveis e limpas, muitas empresas e governos não se deram conta de que, além do custo humanitário, a crise climática já faz doer muito no bolso, e acham que a inação ainda é uma opção. 

O "Relatório Sobre o Risco Global" de 2019 ("Global Risk Report"), publicação que destaca os principais desafios mundiais e para a qual o Instituto Igarapé contribui, mostra a profunda interconexão entre os riscos ambientais e os níveis de bem-estar humano, crescimento econômico e segurança global. Em um dos painéis de Davos mostramos como isso se dá na prática, a partir de um estudo da região africana do Sahel. Em breve mostraremos essas correlações na Amazônia brasileira. Posso adiantar que o que já sabemos é de tirar o sono.

Ainda estava em Davos quando soube da tragédia de Brumadinho, em Minas Gerais. A proteção do meio ambiente foi o foco das principais perguntas que recebi sobre a atuação do novo governo do Brasil por líderes de diversos setores e nacionalidades por lá. A delegação do governo brasileiro deixou dúvidas em relação ao compromisso com as metas de proteção do clima.

A declaração do presidente de que "por ora" o Brasil não deixará o acordo do clima destoou, em muito, da responsabilidade assumida pela maioria dos outros chefes de Estado presentes no encontro. Meu destaque especial vai para as mulheres líderes da Alemanha e da Nova Zelândia —Angela Merkel e Jacinda Ardern. É de tirar o chapéu.

O presidente da Vale também estava em Davos, mas não o encontrei falando nos painéis que discutiam a responsabilidade das empresas e suas ações para ajudar a manter o aquecimento global em menos de 1,5ºC, apontado como fundamental para nossa sobrevivência e a do nosso planeta nos principais relatórios científicos mundiais sobre o tema.

A mineração é atividade com grande potencial de dano ambiental, seja por desmatamento, poluição de rios e terras por mercúrio e outros químicos ou pelo risco no manejo dos rejeitos gerados no processo de extração de minérios. Espero ouvi-lo, da próxima vez, dividindo as lições aprendidas e ações proativas que tomaram.

Ao pensar nas pessoas mortas e desaparecidas, em suas famílias, e na natureza afetada pelo rompimento das barragens de Brumadinho, Mariana e tantas outras que já se romperam ou têm grande risco de colapsar, não nos resta opção senão a de entrar de corpo e alma na causa ambiental.

Como mostra a agenda de propostas do Movimento Agora, podemos alavancar o nosso capital natural transformando a exploração sustentável de recursos naturais em vetor do desenvolvimento social e da conservação ambiental. 

Torço para que o Brasil possa liderar pelo exemplo essa discussão no próximo encontro do Fórum Econômico Mundial em Davos e em outros eventos relevantes nacionais e internacionais sobre o tema.

Precisamos engajar o governo como um todo, as empresas e meios de comunicação. Tenho certeza de que a sociedade civil, que liderou até agora os avanços nas discussões e cobrou as ações que logramos até aqui, ampliará ainda mais o seu papel-chave no pouco tempo que nos resta para vencer essa batalha de vida ou morte.

LINK PRESENTE: Gostou deste texto? Assinante pode liberar cinco acessos gratuitos de qualquer link por dia. Basta clicar no F azul abaixo.

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Tópicos relacionados

Leia tudo sobre o tema e siga:

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.