Ilona Szabó de Carvalho

Presidente do Instituto Igarapé, membro do Conselho de Alto Nível sobre Multilateralismo Eficaz, do Secretário-Geral. da ONU, e mestre em estudos internacionais pela Universidade de Uppsala (Suécia)

Salvar artigos

Recurso exclusivo para assinantes

assine ou faça login

Ilona Szabó de Carvalho

Jornada rumo ao desconhecido

Como tomar boas decisões para o futuro?

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Como sobreviver ao século 21? Primeiro, aceite que a certeza é uma ilusão. Em outras palavras, espere o inesperado. Segundo, seja bayesiano e atualize suas crenças ao obter novas informações. Terceiro, incline-se a empurrar as pessoas na direção certa. Esses insights da economia comportamental são usados por tomadores de decisão bem-sucedidos para melhorar as políticas públicas. Aprendi essas e outras lições nas duas últimas semanas, no curso Liderança Global e Políticas Públicas para o Século 21 da Kennedy School, na Universidade Harvard.

Em dias intensos junto a 70 membros da rede de lideranças globais do Fórum Econômico Mundial, entre novos e velhos amigos, estavam líderes políticos; empreendedores, incluindo unicórnios; investidores dedicados não só ao lucro, mas à reinvenção do capitalismo; artistas; refugiados; e ativistas de sucesso de todos os continentes. No currículo, três assuntos principais: como tomar melhores decisões em cenários previsíveis e imprevisíveis, como liderar rumo ao desconhecido e quais são os grandes temas que definirão o nosso futuro.

Universidade de Harvard, em Massachusetts (EUA) - Jessica Rinaldi/Reuters

Muitas aspirações para pouco tempo. Reflexões preciosas a compartilhar. Além dos aprendizados do início do texto, os professores Dan Levy e Iris Bohnet nos deixaram alertas: nosso viés de confirmação nos impede de procurar e avaliar as informações objetivamente e um dos papéis mais importantes de assessores é dizer quando estamos errados. Esse último ponto foi reforçado por Iris que sublinhou a importância da diversidade em times e nos ensinou como promover igualdade de gênero por design. Seu livro sobre o tema é imperdível.

Na jornada da liderança, Rosabeth Kanter nos diz para ter coragem para contemplar ideias fora do prédio (caixinha não basta), e dividiu lições do seu próximo livro: sonhe alto, construa coalizões e conecte ideias existentes sob uma ampla tenda. Também nos lembrou que não há um caminho fácil para a inovação, você vai encontrar obstáculos. E quando chegar esse momento, seja flexível, repense. Os fracassos vêm da rigidez, ingenuidade e desconexão com a missão ou ideia principal. Inspire. Seja o exemplo que quer dar. Cerque-se de pessoas otimistas. Lidere permitindo que outras pessoas floresçam.

Outro destaque foi a embaixadora americana Samantha Powers ao ressaltar a importância de se manter o diálogo e buscar a humanidade mesmo em nossos maiores adversários. Seu artigo publicado no New York Times sobre as trocas com o embaixador da Rússia, Vitaly Churkin, é leitura fundamental para tempos polarizados. Archon Fung fez um sério alerta: hoje o processo político, e não a virtude, determina o líder. Isso precisa ser mudado.

Lawrence Summers aconselhou que podemos fazer qualquer coisa, mas não tudo: descubra o que mais importa para você e siga em frente. David Gergen nos falou sobre lideranças autênticas e nos trouxe o senso de urgência e o dever de ampliar nosso engajamento cívico para vencer o populismo e a polarização. Fechamos com uma aula emocionante sobre liderança rumo ao desconhecido com o professor Dutch Leonard, que nos fez um simples, porém esclarecedor lembrete: somos humanos. Sejamos otimistas pragmáticos, mas não nos deixemos prender a expectativas irrealistas. Precisamos saber dizer basta, recuar quando preciso, e voltar a tentar.

Muita informação, eu sei. Levarei tempo para digerir, mas no espírito de construir coalizões para enfrentar nossos imensos desafios, divido a formação para a jornada rumo ao desconhecido com vocês.

LINK PRESENTE: Gostou deste texto? Assinante pode liberar cinco acessos gratuitos de qualquer link por dia. Basta clicar no F azul abaixo.

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.