Ilona Szabó de Carvalho

Presidente do Instituto Igarapé, membro do Conselho de Alto Nível sobre Multilateralismo Eficaz, do Secretário-Geral. da ONU, e mestre em estudos internacionais pela Universidade de Uppsala (Suécia)

Salvar artigos

Recurso exclusivo para assinantes

assine ou faça login

Ilona Szabó de Carvalho

Palavras ao vento

Massacre de Manaus nos relembra a gravidade da crise do sistema penitenciário

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

No Brasil, tragédias se repetem como pesadelos recorrentes. Pouco ou nada se faz para que virem aprendizado e ação. A crise no sistema penitenciário ilustra o ponto, sendo o massacre em quatro presídios de Manaus, com 55 detentos mortos no final de maio, mais um episódio da barbárie anunciada. 

Já escrevi sobre o que precisa ser feito para que o sistema penitenciário cumpra suas funções de executar a pena, separar o criminoso do mundo do crime e oferecer oportunidades reais para a ressocialização de detentos. Mas sinto que são palavras ao vento.

Sei que há esforços no Ministério da Justiça e em alguns estados para construir novos presídios. Afinal, já temos o dobro de presos para o número de vagas disponíveis —a maioria insalubre— e o déficit só aumenta.

Mas, tão importante quanto novas unidades é melhorar urgentemente as condições das que já existem. Presídios precisam ser parte da solução. No entanto, por conta da negligência e irresponsabilidade de décadas, apenas têm contribuído para o agravamento da insegurança.

Todos queremos reduzir a violência e combater o crime organizado. E temos pressa. Mas sem escolhas acertadas o cenário pode piorar. 

As propostas que ganham tração no debate público e no Congresso enfatizam somente os problemas da rua até a porta de entrada dos presídios.

Não há estratégias amplas e consistentes para a prevenção do crime, para a melhoria das condições de trabalho das polícias e de execução da pena, ou para a estruturação de uma política nacional de capacitação e trabalho para presos e egressos. 

Questões fundamentais como diminuição do número de presos provisórios e a correção da desproporcionalidade de algumas penas, como é o caso de alguns artigos da lei de drogas, também estão 
ausentes da discussão. 

Nesse sentido, há dúvidas sobre a eficácia de algumas das mudanças sugeridas nos pacotes legislativos do ministro do STF (Supremo Tribunal Federal) Alexandre de Moraes e do Ministro da Justiça, Sergio Moro.

Uma delas, do pacote de Moraes, propõe equiparação da associação para o tráfico a crime hediondo, o que piora, ao invés de melhorar, a proporcionalidade na punição de crimes de tráfico de drogas no Brasil. 

Outra dúvida é sobre a consequência direta no trabalho dos gestores prisionais da restrição ao acesso a
benefícios e progressão de regime, previstos nos dois pacotes. Como incentivar o bom comportamento e manter a ordem no caos de um sistema mais que precário?

Junto com os pacotes, não foi apresentado estudo sobre o impacto das mudanças propostas na lotação do sistema penitenciário, nem o custo projetado de encarcerar essas pessoas por mais tempo. 

Para completar, o STF Federal ainda deve o julgamento histórico sobre a não criminalização do usuário de drogas, tema que surtiria grande efeito na liberação de tempo e recursos dos policiais e agentes do sistema de Justiça criminal para lidar com crimes violentos, além do potencial de corrigir injustiças em prisões equivocadas de usuários e dependentes de drogas enquadrados como traficantes.

O massacre de Manaus nos relembra, com sofrimento desnecessário de várias famílias, a gravidade da crise em nosso sistema penitenciário. Crise essa que se reflete nas ruas. 

Vamos optar por começar a resolvê-la? Isso demandará discussões técnicas e estratégias abrangentes. Ou continuaremos somente colocando os problemas para debaixo do tapete, ou melhor, para dentro de presídios superlotados onde o crime organizado nasceu, recruta e prospera? 

LINK PRESENTE: Gostou deste texto? Assinante pode liberar cinco acessos gratuitos de qualquer link por dia. Basta clicar no F azul abaixo.

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Tópicos relacionados

Leia tudo sobre o tema e siga:

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.