Ilona Szabó de Carvalho

Presidente do Instituto Igarapé, membro do Conselho de Alto Nível sobre Multilateralismo Eficaz, do Secretário-Geral. da ONU, e mestre em estudos internacionais pela Universidade de Uppsala (Suécia)

Salvar artigos

Recurso exclusivo para assinantes

assine ou faça login

Ilona Szabó de Carvalho

CPI da Pandemia já!

Enquanto as instituições não acabam com essa matança deliberada resta à sociedade civil agir

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Populismo pandêmico mata. Em breve chegaremos a 300 mil mortes por Covid-19 –número que sabemos ser subestimado. Os responsáveis por essa tragédia humana precisam ser investigados e punidos agora. Com a cooptação de boa parte do Congresso Nacional pelo presidente da República, o que nos resta por hora é exigir que o presidente do Senado instale a CPI da Pandemia já. Não há como esperar, não há como não gritar. Ele precisa nos ouvir.

Para quem ainda não se deu conta da relação direta entre as ameaças à democracia e a crise sanitária, o segundo colapso do sistema de saúde iniciado em Manaus em janeiro ilustra perfeitamente. A disseminação de informações falsas, o fomento e a incitação da população contra prefeitos e governadores que tentam implementar tardiamente medidas de isolamento social, o incentivo a tratamentos sem respaldo científico e a desinformação sobre as vacinas, já vinham minando a democracia. Passaram também a ter impacto na superlotação de hospitais, na falta de oxigênio e no aumento de mortes.

Dias antes da falta de oxigênio em Manaus, bolsonaristas comemoraram o fim do lockdown na cidade. A deputada federal Bia Kicis -prestes a assumir a presidência da comissão mais importante do Câmara de Deputados, a CCJ - publicou que “a pressão do povo funcionou também em Manaus". Osmar Terra afirmou que a imprensa era “alarmista” e Eduardo Bolsonaro complementou a celebração “Primeiro Búzios e agora Manaus. Todo poder emana do povo”.

O ministro da Saúde foi avisado sobre a escassez de oxigênio pelo governo do Amazonas e pela empresa que fornece o produto, mas demorou para agir. Preferiu enviar a médica Mayra Pinheiro, principal nome do Ministério da Saúde por trás das recomendações de remédios sem eficácia, para liderar esforços em Manaus, dizendo ser “inadmissível” não usar cloroquina contra a Covid-19. Enquanto as pessoas morriam asfixiadas nas filas dos hospitais, Bolsonaro insistia que “não é atribuição do governo levar oxigênio para o Amazonas" e afirmava que “fomos além do que somos obrigados a fazer”.

Enquanto isso, o caos de Manaus se espalhava pela região Norte. A Covid-19 se alastrava pelos povos indígenas, levada por missionários e pelas invasões ilegais de garimpeiros e grileiros. Desde o colapso de janeiro, centenas de pacientes foram transferidos de Manaus para cidades de outros estados, sem as devidas precauções. Hoje a variante do vírus de Manaus que está espalhada pelo Brasil, contribuiu para o colapso do sistema de saúde de diversos estados e pode ainda tornar a vacina ineficaz e resultar em uma nova onda de infecção.

A negligência, a incompetência, a irresponsabilidade e a ação sistemática de boicote às medidas protetivas, além da opção por não comprar vacinas ofertadas ao país, fazem potencialmente do presidente da República e do governo federal os responsáveis diretos pelas milhares de mortes que se acumulam todos os dias. Os impactos não são somente no Brasil. O país hoje é uma ameaça à saúde global e tem sua imagem cada vez mais deteriorada em diversas partes do planeta.

Os dados indicam que estamos vivendo o pior momento da pandemia, mas o presidente, seus filhos e súditos leais seguem minimizando a pandemia e sabotando medidas de saúde para evitar a disseminação da Covid-19 que os estados tentam implementar.

Enquanto as instituições da República não resolvem acabar de vez com essa matança deliberada de brasileiros e brasileiras, resta a nós, enquanto representantes da sociedade civil, agir. Além de defender as medidas de isolamento, o uso de máscaras e cobrar a ampliação da vacinação e a proteção do nosso espaço cívico e da democracia, vamos nos juntar a campanha CPI da Pandemia Já!​

LINK PRESENTE: Gostou deste texto? Assinante pode liberar cinco acessos gratuitos de qualquer link por dia. Basta clicar no F azul abaixo.

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Tópicos relacionados

Leia tudo sobre o tema e siga:

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.