Ilona Szabó de Carvalho

Presidente do Instituto Igarapé, membro do Conselho de Alto Nível sobre Multilateralismo Eficaz, do Secretário-Geral. da ONU, e mestre em estudos internacionais pela Universidade de Uppsala (Suécia)

Salvar artigos

Recurso exclusivo para assinantes

assine ou faça login

Ilona Szabó de Carvalho

Bolsonaro adota autoritarismo 2.0 ao aparelhar instituições para se blindar

Projeto do presidente tem como objetivo destruir o sistema de freios e contrapesos da democracia

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

A intensidade dos ataques à democracia e às instituições ganhou contornos ainda mais graves nas últimas semanas. As ameaças do presidente Jair Bolsonaro de que não haveria eleições mostram mais do que uma aposta na fragilização da democracia e o medo de sair derrotado das urnas.

A rejeição da PEC do voto impresso na Câmara não põe fim à batalha contra a confiabilidade do sistema eleitoral. Mesmo após a derrota, o presidente segue atribuindo a uma fraude orquestrada por seus inimigos uma possível vitória de qualquer um que não ele nas eleições de 2022.

Presidente Jair Bolsonaro participa de encontro com o mandatário de Guiné-Bissau, em Brasília - Adriano Machado - 24.ago.2021/Reuters

O discurso belicoso e a atribuição de resultados de eleições passadas a supostas fraudes nas urnas ecoa nas redes e se espalha feito vírus na epidemia da desinformação, contra a qual ainda não temos vacina. E a disseminação de teorias conspiratórias e a circulação deliberada de notícias falsas, ou retiradas de contexto, geram desconfiança e deslegitimam o debate racional.

Chegamos a um novo tipo de autoritarismo que ataca os pilares e as bases de proteção da democracia, assim como a Constituição. Autores como Steven Levitsky, Daniel Ziblatt, Yascha Mounk, e tantos outros, têm chamado atenção para os métodos usados por populistas-autoritários para minar as democracias por dentro mundo afora. O cientista político polonês Adam Przeworski complementa as análises ao escrever sobre o “autoritarismo furtivo”, que ocorre quando governantes incapacitam possíveis resistências, incluindo partidos de oposição, o sistema judicial, a mídia e a sociedade civil.

O presidente Jair Bolsonaro é um dos líderes que melhor exemplificam esse autoritarismo 2.0. Não é de hoje que ele tenta aparelhar as principais instituições da República, incluindo órgãos de investigação e fiscalização, sendo inclusive investigado no Supremo por suposta interferência na Polícia Federal, para blindar seu projeto autoritário.

Nomeações e exonerações descabidas subverteram mandatos de instituições e esvaziaram postos chaves. O critério de capacidade técnica deu lugar à fidelidade cega a um projeto que nada constrói, e cujo único objetivo é destruir o sistema de freios e contrapesos da democracia e instalar uma autocracia fisiológica.

É verdade que há reações por parte da sociedade e das instituições. No Congresso, a Câmara rejeitou a PEC do voto impresso, enquanto o Senado aprovou a revogação da Lei de Segurança Nacional. O TSE abriu uma investigação administrativa que, potencialmente, pode impedir Bolsonaro de concorrer em 2022.

Já o ministro Alexandre de Moraes, do STF, incluiu o presidente como investigado no inquérito das fake news, que pode resultar na abertura de ação penal se, após reunidas as provas, o procurador-geral da República cumprir seu papel e apresentar a denúncia. Mas como retaliação, o presidente ameaçou atuar fora das “quatro linhas da Constituição” e protocolou um pedido de impeachment do próprio ministro.

Por sua vez, o Fórum de Governadores em encontro que discutiu a defesa da democracia e os perigos do crescente uso político das polícias, chamou uma reunião de todos os poderes para tentar uma trégua antes dos atos antidemocráticos de 7 de setembro —convocados pelo presidente e seus principais aliados.

Mas já passou da hora de alimentar ilusões. Não haverá trégua ou mudança de comportamento por parte do chefe do governo federal e de seus aliados reacionários. A tolerância com os constantes ataques à democracia consolida a impunidade dos que conspiram contra ela, e nos leva ao caminho de sua ruptura.

Erramos: o texto foi alterado

​Versão anterior do título afirmava que Bolsonaro emparelha instituições para se blindar. O certo é aparelha, não emparelha. O texto foi corrigido.

LINK PRESENTE: Gostou deste texto? Assinante pode liberar cinco acessos gratuitos de qualquer link por dia. Basta clicar no F azul abaixo.

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Tópicos relacionados

Leia tudo sobre o tema e siga:

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.