Ilona Szabó de Carvalho

Presidente do Instituto Igarapé, membro do Conselho de Alto Nível sobre Multilateralismo Eficaz, do Secretário-Geral. da ONU, e mestre em estudos internacionais pela Universidade de Uppsala (Suécia)

Salvar artigos

Recurso exclusivo para assinantes

assine ou faça login

Ilona Szabó de Carvalho

As boas surpresas da COP26

Na conferência de enorme consequência para nossas vidas, a natureza e a eliminação do desmatamento finalmente ganharam relevância

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

A COP26, Cúpula do Clima que aconteceu em Glasgow, deu o que falar. Essa é a primeira boa notícia. Mas não é a única. Na conferência climática de enorme consequência para nossas vidas, a natureza e a eliminação do desmatamento finalmente ganharam relevância. E para além da participação ativa, e cada vez mais inclusiva da sociedade civil, o engajamento do setor privado trouxe a certeza de que o tempo da ação climática coletiva chegou.

Para o Brasil, diante da ausência de uma participação honesta e comprometida do governo, essa novidade é ainda mais importante. A Declaração de Florestas e o Compromisso Global de Financiamento de Florestas selam o entendimento da centralidade da conservação florestal e da proteção das comunidades indígenas, tradicionais e rurais para governos e empresas. Os primeiros passos merecem aplausos, mas só levam à segurança climática se forem acompanhados de métricas para aferir se as promessas saem do papel.

Faixa da COP26
Faixa da COP26 em Glasgow, na Escócia - Daniel Leal-Olivas/AFP

Para os investidores, bancos e empresas que estavam em Glasgow, ficou claro que limitar o aumento da temperatura do planeta em 1,5ºC, passa por proteger a Floresta Amazônica e outros biomas ameaçados mundo afora. Essa constatação, mesmo que tardia, vem em muito boa hora. Sabemos que parte significativa do desmatamento na Amazônia legal viola as leis brasileiras e cria uma verdadeira economia do crime na região. Poucos grupos se beneficiam de uma visão ultrapassada e perigosa, em detrimento do bem-estar e segurança de todos.

E podemos e devemos fazer diferente. Participei pessoalmente, durante a COP26, do lançamento de Uma Agenda pelo Desenvolvimento da Amazônia, da Concertação pela Amazônia, que traz uma visão econômica voltada para a distribuição justa das riquezas que a floresta de pé pode gerar. Pude também compartilhar que as evidências demonstram a importância de três dimensões nas operações de cadeias de suprimento de commodities florestais: transparência, rastreabilidade e cumprimento da lei.

E, ainda que uma empresa trabalhe para tornar suas práticas internas mais sustentáveis, é preciso ir além e conhecer toda a cadeia de suprimento, garantindo a procedência legal de matérias-primas e produtos, incluindo fornecedores diretos e indiretos. As empresas que operam na Amazônia e em outros biomas, devem seguir critérios e reportar métricas ambientais, sociais e de governança (ESG), de modo que investidores e consumidores possam avaliar o custo ambiental e os riscos atrelados a cada produto ou alimento.

Queremos contribuir para que isso seja possível na prática, com a concretude e urgência que esse tema demanda. E para apoiar as empresas e investidores a cumprirem a meta global de desmatamento zero, e práticas empresariais mais responsáveis, o Instituto Igarapé lançou uma iniciativa que propõe novas abordagens para dimensões analíticas e métricas —que combinam o que para alguns já é prática consolidada de compliance, com padrões de boas práticas ainda a serem adotados pela maioria.

Continuaremos trabalhando para que os governos cumpram sua função constitucional de impedir a devastação da imensa riqueza que é a Amazônia. Seja através do fortalecimento do comando e controle e das políticas de incentivo e indução na região, seja no provimento de segurança pública para os Amazônidas —especialmente para os que estão ameaçados, na linha de frente da defesa da floresta.

E por estamos certos de que os setores privado e financeiro desejam honrar seus compromissos ambientais, nos juntamos também à discussão e à ação para garantir a transição para modelos sustentáveis de produção e investimentos. Nada é mais forte que uma ideia cujo tempo chegou: todos juntos pela segurança e justiça climática.

LINK PRESENTE: Gostou deste texto? Assinante pode liberar cinco acessos gratuitos de qualquer link por dia. Basta clicar no F azul abaixo.

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Tópicos relacionados

Leia tudo sobre o tema e siga:

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.