Ilona Szabó de Carvalho

Presidente do Instituto Igarapé, membro do Conselho de Alto Nível sobre Multilateralismo Eficaz, do Secretário-Geral. da ONU, e mestre em estudos internacionais pela Universidade de Uppsala (Suécia)

Salvar artigos

Recurso exclusivo para assinantes

assine ou faça login

Ilona Szabó de Carvalho
Descrição de chapéu
Eleições 2022

Precisamos falar sobre segurança digital

Nos últimos anos, as ameaças digitais partem também do governo federal e, em 2022, elas tendem a aumentar

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

O Brasil precisa fortalecer suas estratégias de segurança digital e cibernética para dar conta não só das ameaças no âmbito da segurança pública e nacional —como os crimes cibernéticos e ataques às infraestruturas críticas—, mas também para fazer frente aos crescentes riscos digitais enfrentados por cidadãos e instituições democráticas. Nos últimos anos, infelizmente, as ameaças digitais partem também do governo federal e, em 2022, elas tendem a aumentar.

A campanha eleitoral ainda não começou oficialmente e as redes sociais já são palco da disputa pelo voto. Espera-se que as lições importantes, tanto das eleições passadas como dos três anos de operação de verdadeiras máquinas de ódio e desinformação, tenham sido aprendidas. A desinformação já é um problema no período pré-eleitoral e tende a se agravar nos próximos meses. Cidadãos e instituições precisam estar preparados e fazer sua parte.

Imagem em close mostra as mãos de uma pessoa mexendo em um teclado de computador
Brasil precisa fortalecer estratégias de segurança digital e cibernética - Folhapress

Nesse fim de semana, a cantora Anitta foi vítima de um dos truques mais conhecidos do marketing de notícias falsas e de ataques nas redes, quando o titular do Palácio do Planalto citou seu tuíte sobre o uso da bandeira brasileira de forma distorcida: usar músicas ou imagens de artistas opositores para aumentar o engajamento com outras postagens. Para além dos artistas, jornalistas e outros grupos da sociedade, as instituições da República também têm sido alvo de campanhas de desinformação e difamação.

O TSE (Tribunal Superior Eleitoral), por exemplo, tem recebido ataques diretos ao agir para diminuir a epidemia de desinformação. A corte firmou acordo com plataformas de trocas de mensagem, como o Telegram e o WhatsApp, para evitar a disseminação em massa de desinformação. O TSE também estabeleceu mecanismos para fortalecer o acompanhamento do processo eleitoral por organizações da sociedade civil.

O Telegram —rede que foi impulsionada pela base de apoio ao presidente— quase foi banido do país por não cumprir as leis e as determinações do TSE para garantir mais segurança às nossas eleições. No fim, assinou um acordo com o tribunal. Já o WhatsApp se comprometeu a não lançar uma nova funcionalidade antes das eleições. Chamada de "comunidades", essa nova ferramenta permitirá que um administrador envie uma mensagem para até 2.560 pessoas de uma só vez.

O TCU (Tribunal de Contas da União) também está ativo nesta pauta. Há mais ou menos um ano, o governo tentava comprar um software que servia para espionar opositores. Se não fosse a ação de organizações da sociedade civil e a resposta certeira da instituição, cidadãos poderiam ter seus celulares oficialmente "hackeados" pelo governo, contribuindo para o aumento do vigilantismo no Brasil.

O mesmo TCU publicou um acórdão apontando os riscos de ataques cibernéticos e maior exclusão social, no processo de transformação digital do governo brasileiro. Na ocasião, técnicos do tribunal chamaram a atenção para o fato de o país ter caído dez posições no ranking da ONU que acompanha a implementação de governos digitais, pela falta uma visão sistêmica da governança necessária para essa transformação.

A garantia da segurança digital e cibernética depende de múltiplos atores, tais como: empresas, governos, sociedade civil, academia e comunidade técnica. Novas tecnologias de comunicação e informação precisam ser integradas na sociedade com uma abordagem multissetorial e de forma transparente e responsável.

O entendimento dos diferentes riscos e impactos que as novas tecnologias introduzem no exercício de direitos, no funcionamento da economia, nas infraestruturas críticas e para a confiabilidade dos indivíduos nos benefícios associados a elas se torna fundamental para a confiança na democracia. E, neste contexto, garantir a integridade das eleições de outubro é peça-chave.

LINK PRESENTE: Gostou deste texto? Assinante pode liberar cinco acessos gratuitos de qualquer link por dia. Basta clicar no F azul abaixo.

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Tópicos relacionados

Leia tudo sobre o tema e siga:

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.