Ilona Szabó de Carvalho

Presidente do Instituto Igarapé, membro do Conselho de Alto Nível sobre Multilateralismo Eficaz, do Secretário-Geral. da ONU, e mestre em estudos internacionais pela Universidade de Uppsala (Suécia)

Salvar artigos

Recurso exclusivo para assinantes

assine ou faça login

Ilona Szabó de Carvalho

Governar para não entregar

Próximo governo precisa colocar a Amazônia no centro da agenda, com foco imediato na interrupção do desmatamento

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Abrimos a semana da independência com o Dia da Amazônia, instituído por lei em 5 de setembro 15 anos atrás, em homenagem à maior floresta tropical e um dos maiores celeiros de biodiversidade do mundo. Pela primeira vez, e sob a organização da sociedade civil, houve ampla celebração e atos pela preservação da floresta Brasil afora.

Este 7 de setembro seria muito mais simbólico e assertivo se, em vez de ser usado mais uma vez para converter nossa data-símbolo de independência e festa cívica em marco de autoritarismo e confronto, reverenciasse nosso principal ativo estratégico. A real independência do Brasil chegará quando o povo brasileiro puder atingir e usufruir de forma sustentável de todo o potencial do país como nação verde, inovadora e inclusiva.

Floresta amazônica na região da bacia do Tapajós, Pará - Pedro Ladeira - 17.fev.2022/Folhapress

E a Amazônia é o símbolo maior desse potencial. E por isso também é o maior alvo dos que jogam contra a urgência de antecipar a promessa de país do futuro a valor presente, sustentável no longo prazo e para todos. Nunca é demais repetir que o desmatamento e a degradação comprometem o futuro e o bem-estar das próximas gerações e prejudicam o meio ambiente e a regulação do clima.

É hora de o Brasil exercer sua soberania verde, com cada instituição do Estado e setor da sociedade assumindo suas responsabilidades. Do contrário, entregaremos nosso principal ativo não a um inimigo externo, mas ao descaso, à omissão, à ilegalidade e ao crime.

Para contribuir com os passos certeiros que precisam ser dados por um novo governo, a agenda "Governar para não entregar", lançada pelo Instituto Igarapé, traz propostas para fortalecer o Estado de Direito na região amazônica e viabilizar o desenvolvimento sustentável por meio de ações concretas. Estão conosco nesse esforço organizações como o Centro Soberania e Clima e o Fórum Brasileiro de Segurança Pública.

O documento foi dividido em três eixos. O primeiro trata de questões estruturais e de governança da região. O segundo se debruça sobre ações relacionadas à redução do ecossistema dos crimes e ilícitos ambientais, garantindo o compromisso de zerar o desmatamento ilegal. O terceiro foca especificamente nos crimes violentos, inclusive urbanos.

Dentre as principais propostas estão o fortalecimento da capacidade de atuação das instituições de fiscalização ambiental; a priorização do tema ambiental dentre as forças de segurança; o investimento em medidas que previnam crimes e ilícitos ambientais como a destinação de florestas públicas; e a garantia de rastreabilidade e controle das cadeias econômicas que impactam o desmatamento da Amazônia; engajando para além do setor público, os setores produtivo e financeiro para que possamos atrair capital responsável com a visão de longo prazo que a Amazônia exige.

O que acontece na Amazônia tem implicações não só para o Brasil e para a região amazônica, mas para nosso planeta. O próximo governo federal precisa colocá-la como eixo central da agenda de futuro do país. E isso significa priorizar o enfrentamento aos crimes ambientais e crimes violentos, com foco imediato na interrupção do desmatamento, e proteger a floresta e seus povos. Essas propostas precisam fazer parte de um plano integral de desenvolvimento sustentável que permita convergir múltiplas agendas, de natureza ambiental, segurança pública, justiça criminal e defesa da floresta e proteção das pessoas.

Esta é, insisto, a real agenda de reafirmação de nossa independência. Não há atalhos, o único caminho é governar para não entregar.

LINK PRESENTE: Gostou deste texto? Assinante pode liberar cinco acessos gratuitos de qualquer link por dia. Basta clicar no F azul abaixo.

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Tópicos relacionados

Leia tudo sobre o tema e siga:

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.